instrumento e voz

Do rock progressivo à musicalidade africana, Iconili faz da música um estado de transe

Grupo apresentará seu álbum 'Quintais' no programa "Hora do Rango" desta quinta-feira, a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual

Flávio Charchar/Divulgação
Flávio Charchar/Divulgação
Com 11 integrantes, Iconili apresenta uma mistura encorpada de jazz, afrobeat, ritmos brasileiros e latinos e folclore, sempre com uma pitada psicodélica e sons ritualísticos

São Paulo – O grupo mineiro de música instrumental Iconili é o convidado do programa Hora do Rango desta quinta-feira (19), a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. Na cena desde 2007, os musicistas apresentarão seu último álbum Quintais, que apresenta uma diversidade de ritmos e influências adicionando vocais à sonoridade.

Lançado em maio, o quarto álbum da banda é considerado rico e cuidadoso nos arranjos. Se nos trabalhos anteriores as músicas eram só instrumentais, a partir de Quintais o grupo acrescentou o uso da voz ao repertório, mas usada como instrumento a indicar o caminho da melodia principal, e não na forma tradicional do canto. “A voz surge sempre como um canto conectado com o sensível. E a partir dele, acarinha, agride, reza”, define o grupo.

Iconili apresenta uma mistura encorpada de jazz, afrobeat, ritmos brasileiros e latinos e folclore, sempre com uma pitada psicodélica e sons ritualísticos. Ao longo de nove faixas, o disco parece visitar um outro Brasil, e nele buscar uma gama que parece infinita nos tons de vermelho em que toca.

Sucessor de Piacó, de 2015, o novo disco também representa outro momento da banda, agora com nova formação. André Orandi (teclados e sax alto), Chaya Vazquez (percussão), Gustavo Cunha (guitarra e synth), Henrique Staino (sax tenor e soprano), Josi Lopes (voz), João Machala (trombone), Lucas Freitas (sax barítono e clarone), Fernando “Feijão” Monteiro (bateria), Rafa Nunes (percussão), Rafael Mandacaru (guitarra e teremim) e Willian Rosa (baixo) estão no time – de 11 integrantes.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.