Liberdade artística

Com linguagem teatral e influências ecléticas, banda Abacaxepa lança o primeiro álbum, “Caroço”

No programa "Hora do Rango", grupo fala do show de lançamento do disco de estreia e dos planos para o futuro

Divulgação
Divulgação
Ligação com a linguagem teatral e a valorização da cultura brasileira marcam produção do Abacaxepa

São Paulo — O programa Hora do Rango abre a semana, nesta segunda-feira (9), recebendo a banda Abacaxepa, a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. O grupo, criado em 2016, lança na próxima sexta-feira (13) seu primeiro álbum, Caroço, com show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, às 21h. 

Formado por Bruna Alimonda (vocal), Carol Cavesso (vocal), Rodrigo Mancusi (vocal), Fernando Sheila (baixo), Juliano Veríssimo (bateria), Ivan Santarém (guitarra) e Vinícius Furquim (teclado e vocal), o disco dá continuidade ao EP Abacaxepa, lançado em 2018, com boa receptividade de público e crítica.

O grupo se caracteriza pela ligação com a linguagem teatral e a valorização da cultura brasileira. As influências musicais vão do sudeste ao nordeste, do urbano ao rural, de Caetano Veloso a Raul Seixas, tendo como referência artistas da Tropicália assim como outros contemporâneos, entre eles, a banda Francisco El Hombre, Samuca e a Selva, e As Bahias e a Cozinha Mineira.

O novo álbum tem dois clipes já circulando na internet, Piracema e Remédio pra gente grande. Piracema é o nome dado ao período de reprodução dos peixes, onde eles se deslocam até locais mais seguros para desovar, muitas vezes tendo que atravessar correntezas contrárias e arriscar a vida. “Esse foi o nome escolhido para intitular a canção porque ela se trata de um romance que testa a zona de conforto, testa os riscos e as certezas, não necessariamente numa relação entre duas pessoas. Só é possível surpreender-se completamente despido de todas as certezas”, explica o grupo.

Remédio Pra Gente Grande, segundo o vocalista Rodrigo Mancusi, é uma composição que “nasceu da inconformidade de sentir-se angustiado, olhar para os lados e ver tanta indiferença, comodidade e aceitação da realidade”. O clipe, coreografado pela dançarina e atriz Lua Gabanini e dirigido por Leo Longo, apresenta uma performance cheia de metáforas com a participação de todos os integrantes da banda.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias