Potência vocal

As irmãs Alzira e Tetê Espíndola trazem suas memórias musicais no álbum ‘Recuerdos’

Cantoras participam do programa "Hora do Rango" para falar do novo trabalho e de suas carreiras

Divulgação
Divulgação
Alzira e Tetê Espíndola lançam o álbum "Recuerdos", com 13 canções que vão de clássicos até histórias de um Brasil que não existe mais

São Paulo — As irmãs Alzira e Tetê Espíndola são as convidadas do programa Hora do Rango desta quarta-feira (4), a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. As duas estão lançando o álbum Recuerdos, com 13 faixas de memórias musicais da canção popular brasileira e participação especial de Ney Matogrosso em cinco músicas. O disco chega às plataformas digitais no dia 13 de setembro, e ambas apresentam o repertório no palco nos dias 28 e 29 deste mês, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo.

Entre as canções selecionadas, há desde clássicos que os mais jovens talvez não conheçam nas línguas originais, como o castelhano de Índia, de José Asunción Flores e Manuel Ortiz Guerrero, até músicas de um Brasil distante que foi embora do campo para a cidade, narrado em Serra da Boa Esperança, de Lamartine Babo.

Este caminho remonta à trajetória das irmãs Espíndola, cada uma no seu tempo e em seus trabalhos individuais, desde a época da vanguarda paulista. Os arranjos a cargo de Zé Godoy sublinham esta qualidade com suas cordas, sopros e teclas, trazendo novos entendimentos às memórias evocadas pelo repertório, como nos versos de Cora Coralina musicados por Alzira em Rio Vermelho, ou ainda em Pé de Cedro, de Zacarias Mourão e Goiá.

Natural de Campo Grande, Tetê Espíndola é cantora, compositora e instrumentista. Ao fim da adolescência, formou o grupo LuzAzul, ao lado de seus irmãos Geraldo, Celito e Alzira, e excursionaram pela região com suas canções. Dona de uma voz poderosa, em 1980 lançou seu primeiro disco solo, Piraretã, no qual interpreta a faixa Tamarana, dos irmãos Arrigo e Paulo Barnabé. Depois, participou do disco Clara Crocodilo, de Arrigo Barnabé, marco da Vanguarda Paulista, importante movimento musical brasileiro marcado pelo improviso musical e experimentalismo estético da canção.

A guinada na carreira de Tetê Espíndola aconteceu em dezembro de 1985, com o hit Escrito nas estrelas, parceria de Arnaldo Black, seu marido, com Carlos Rennó. Na sua voz, a canção conquista o primeiro lugar no Festival dos Festivais da TV Globo, levando o disco homônimo a vender 50 mil cópias em uma única semana. No início da carreira, Tetê funde gêneros regionais pantaneiros, como a polca e a guarânia, ao folk-rock e ao comportamento hippie, numa fusão batizada por Arrigo Barnabé de “sertanejo lisérgico”.

Autodidata como a irmã mais velha e também nascida em Campo Grande, Alzira Espíndola é cantora, compositora e instrumentista. Depois de trabalhar com os violeiros Almir Sater e Passoca e conhecer a Vanguarda Paulista, iniciou a carreira solo em 1986, com o álbum Alzira Espíndola. Em 1988, participou com a irmã Tetê da gravação de Adeus Pantanal, de Itamar Assumpção, com quem teve uma frutífera parceria, compondo algumas das canções de seu segundo álbum, AMME, em 1991. O disco também marca a estreia de sua longa parceria com a poeta Alice Ruiz.

Suas composições se caracterizam pela fusão da música regional sul-mato-grossense com gêneros urbanos modernos, além de melodias regionais apoiadas no acompanhamento rítmico típico do gênero paraguaio, porém modernizada pela presença de instrumentos eletrônicos. 

Juntas no Hora do Rango, as duas irmãs relembram momentos da carreira e falam sobre o novo álbum, além, é claro, de soltar a voz ao vivo no estúdio da Rádio Brasil Atual.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.