Reunião de Gigantes

TVT exibe ‘Grande Encontro’ com Elba, Alceu e Geraldo Azevedo domingo, em Salvador

Espetáculo "Grande Encontro" terá retransmissão da TVE/Bahia pelas redes sociais, TVT, Rádio Brasil Atual e RBA, Daíra Saboia abre o show

Divulgação
Divulgação
Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo se encontram novamente no show que, desde 2016, faz sucesso em todo o país

São Paulo — Três dos maiores nomes da música brasileira voltam a se reunir no palco, no próximo domingo (25), em Salvador, com o espetáculo Grande Encontro: Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, o show começa a partir das 18h, com transmissão da TVE/Bahia e rádio 107.5 Educadora FM, e também pela TVT, Rádio Brasil Atual e RBA. A jovem revelação Daíra Saboia abre o espetáculo, se apresenta por cerca de 30 minutos e entrega o palco aos veteranos da MPB.

Desde 2016, quando fizeram o show comemorativo de 20 anos do álbum Grande Encontro, lançado em 1996 – então com participação também de Ze Ramalho –, os músicos têm rodado o país com o espetáculo. No repertório, que altera canções em trio, duetos e momentos solos em cena, músicas clássicas como Anunciação, Banho de Cheiro, Dia Branco, Tropicana, Moça Bonita, Caravana, Belle de Jour, Canção da Despedida, Coração Bobo, Táxi Lunar, Bicho de Sete Cabeças, entre outras.

“Vinicius de Moraes dizia que a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. Há sempre um grande amor entre nós. Elba e eu temos um projeto lindo, chamado Um Encontro Inesquecível, que se transformou agora neste novo Grande Encontro. Existe uma relação muito forte que sempre vai nos unir. Somos parceiros da vida toda”, comenta Geraldo Azevedo.

Depois de se apresentarem no réveillon de Copacabana e tocarem no Rock in Rio, em 2017, o trio seguiu em turnê pelo país em 2018. Em 2019, o espetáculo Grande Encontro acontece mais uma vez, dessa vez na capital da “terra boa”. O show em Salvador terá mudanças em relação aos anteriores, que tinham um formato acústico, com versões que recriavam a mística do cancioneiro, com intimismo e delicadeza.

O novo espetáculo apresenta agora uma sonoridade mais elétrica e percussiva, com a inclusão das músicas Papagaio do Futuro, cantada por Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Jackson do Pandeiro no Festival Internacional da Canção de 1972; e Me Dá um Beijo, parceria de Alceu Valença e Geraldo Azevedo no primeiro disco da dupla, recriada com Elba nos vocais.

“Estar no palco com Elba e Geraldinho é como cantar em casa, numa sala de reboco ou de visitas. Geraldo é meu parceiro e compadre, um dos maiores incentivadores da minha música desde sempre. Elba é uma amiga querida, companheira de geração e de arte. Somos da mesma região, o agreste e o sertão de Pernambuco e da Paraíba, e juntos criamos uma identidade orgânica. Nossa força está na maneira fiel e absoluta com que vivenciamos esta identidade”, explica Alceu Valença.

“A grandeza estava na simplicidade e na força de cada um individualmente. Quando juntava, era explosão! Aprendemos uns com os outros e mostramos uma fatia poderosa da nossa cultura. O Nordeste é potência máxima em música e nós mostrávamos toda a sua diversidade”, completa Elba Ramalho.

Divulgação

Jazz, clássicos da MPB e Belchior estão no repertório de Daíra Saboia

Revelação

O Grande Encontro de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença terá como show de abertura, a jovem cantora Daíra Saboia. Com formação de atriz, ela lançou seu primeiro álbum, Flor, em 2014, com repertório de jazz e MPB, selecionado para o Prêmio da Música Brasileira e atraindo a atenção da crítica especializada.

Fã de Belchior, Daíra tem se notabilizado pela interpretação das músicas do grande artista, morto em 2017, justamente durante o processo de gravação do álbum Amar e Mudar as Coisas, lançado no mesmo ano somente com releituras de Belchior.

Logo depois, Daíra foi “descoberta” por Elba Ramalho, que se encantou com a interpretação da cantora das músicas de Belchior, convidando-a para participar de alguns dos seus shows. Desde então, além de Elba, Daíra compartilhou o palco com Jards Macalé, Danilo Caymmi, Roberto Menescal, Eliane Elias, Brian Blade, Luiz Alves, Lula Galvão, Paulo Russo, Chico Chico, entre outros.

Leia também

Últimas notícias