Tradição

Símbolo da música paulistana, Demônios da Garoa está no “Hora do Rango”

Intérpretes de clássicos da música brasileira já fizeram 11 mil shows em 76 anos de carreira e conta suas histórias nesta quarta ao meio-dia

Divulgação
Divulgação
Com letras bem humoradas, Demônios da Garoa segue agradando os fãs mais antigos e conquistando novos adeptos

São Paulo — Reconhecido pelo Guinness Book, desde 1994, como o “conjunto vocal mais antigo do Brasil em atividade”, os Demônios da Garoa podem ser orgulhosamente definidos como “lenda vida” da música brasileira. Também reconhecido como a “cara” da cidade de São Paulo, o grupo é o convidado do programa Hora do Rango desta quarta-feira (14), a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. São cerca de 75 álbuns lançados, mais de 30 milhões de cópias vendidas e 11 mil shows realizados.

Fundado por Arnaldo Rosa, na década de 1940, com o nome de Grupo do Luar, a banda mudou de nome tempos depois, por iniciativa do locutor Vicente Leporace. Fã do grupo, ele promoveu um concurso no rádio para que fosse escolhido outro nome, vindo então a ideia de um ouvinte em batizar como Demônios da Garoa.

Durante as filmagens do filme O Cangaceiro, em 1949, os integrantes conheceram o compositor Adoniran Barbosa. Ali nascia a parceria que culminaria nos maiores sucessos dos Demônios da Garoa, o reconhecimento nacional e a eternidade do grupo na história da música brasileira.

As letras bem humoradas são marca registrada, embaladas por vocais e arranjos bem estruturados. Em 1965, com mudanças na formação original, o grupo gravou Trem das Onze, e seguiu com Iracema, Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, As Mariposa, Tiro ao Álvaro, Ói Nóis Aqui Trá Veiz, Vila Esperança e Vai no Bexiga pra Ver (Geraldo Filme). Ao comemorar 75 anos de carreira, em 2018, os Demônios da Garoa agradam um público heterogêneo, desde os fãs mais antigos até novas gerações de admiradores.

Entre os 75 álbuns lançados, o último saiu em 2014, Um Samba Diferente, com músicas inéditas e regravações de grandes sucessos do samba. Dois anos antes, a banda havia gravado o DVD Vem Cantar Comigo, com participações de artistas consagrados na música brasileira, como Dudu Nobre, Péricles, Wando e Arnaldo Antunes.

 Em julho deste ano, os Demônios da Garoa se apresentaram na 28ª edição do Festival Les Escale, em Saint Nazaire, na costa oeste da França. O festival anualmente homenageia uma cultura ou cidade e, em 2019, a cidade escolhida foi São Paulo. E ninguém representa a música de São Paulo melhor do que os Demônios da Garoa.

Para falar dessa longa história, o Hora do Rango recebe Sérgio Rosa (voz e afoxé), Ricardinho Rosa (voz e pandeiro), Izael Caldeira (voz e timba), Dedé Paraízo (voz e violão de 7 cordas), Everson Pessoa (voz e violão de 6 cordas) e Alex Gonçalves (cavaquinho).

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias