Originalidade e sentimento

Grupo A Quatro Vozes expressa as raízes étnicas e culturais da música brasileira

Banda vocal mineira é a convidada do programa "Hora do Rango" desta segunda-feira (19), ao meio-dia, na Rádio Brasil Atual

Divulgação
Divulgação
Agora em trio, grupo A Quatro Vozes apresenta o novo álbum, "Bantu"

São Paulo — O programa Hora do Rango abre a semana recebendo, nesta segunda-feira (19), a partir do meio-dia, o grupo A Quatro Vozes, na Rádio Brasil Atual. O grupo foi criado na década de noventa com a proposta de fazer música brasileira de maneira singular, indo em busca das raízes étnicas do país.

Formado pelas irmãs Dora, Jurema e Jussara Otaviano, acompanhadas por um trio de instrumentistas, a música do A Quatro Vozes é marcada pela escolha do repertório e por uma profunda pesquisa, cujo resultado é um som baseado na rica fonte da cultura brasileira, elaborada com arranjos vocais trabalhados em três timbres.

O grupo mineiro é uma das referências entre os atuais grupos vocais dedicados à MPB, trazendo na sua musicalidade referências do homem branco, do negro e do índio, uma mistura que agrega originalidade e sentimento.

O último álbum de A Quatro Vozes, intitulado Bantu, apresenta um delicado repertório com elementos de espiritualidade, respeito à ecologia e a beleza da presença feminina. “Motivo para celebrar aspectos da herança mais bela dos povos de tradição Bantu que se apresenta em nossa criatividade e habilidade artística, incluindo as raízes da musicalidade trazida pelos nossos ancestrais”, explica o grupo, que surgiu cantando em igrejas e manifestações populares.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.