Dor e delícia de ser

Rhaissa Bittar conversa com seu “João” interior em novo álbum

Cantora estará no programa "Hora do Rango" para falar sobre o disco recém lançado e a busca pela "canção silêncio"

Guilherme Castoldi/Divulgação
Guilherme Castoldi/Divulgação
Com arranjos minimalistas e interpretações quase faladas, a cantora Rhaissa Bittar lança seu novo álbum, "João"

São Paulo — A cantora Rhaissa Bittar é a convidada do programa Hora do Rango desta quarta-feira (24). A artista acaba de lançar seu novo álbum, João, uma espécie de monólogo interior para “conversar com esse senhor rabugento que mora lá”. Segundo Rhaissa, a conversa com o João interior é como um “jogo de xadrez” que revela a dor e a delícia de viver com “a cabeça nas nuvens”.

No álbum, a cantora aborda as situações complexas da vida, as angústias pelos planos que não se realizam exatamente como se gostaria, assim como a tranquilidade em saber que tudo uma hora passa. O álbum busca a serenidade, com arranjos minimalistas e interpretações quase faladas, poucos instrumentos em um trabalho bastante melódico. Entre os instrumentos utilizados, estão o N´goni (uma espécie de harpa africana), zig-zun (um pedaço de jacarandá usado como arco no violão), piano de brinquedo, glockenspiel, vibrafone, bandolim, entre outros.

O disco abre com Jorge da Capadócia, clássico de Jorge Ben Jor, agora numa versão com leveza quase oriental. A segunda faixa, Pra acordar, de Suely Mesquita e Paulo Monarco, mostra que estamos diante de um trabalho sobre a lucidez. O álbum ainda conta com canções de Mauricio Pereira (Um dia útil), Vitor Ramil (Livro aberto), Isabela Moraes (Made in produto), Paulo César Pinheiro (Alento) e Arthur de Faria e Daniel Galera (Você tá bem?)

Algumas das faixas foram lançadas há alguns meses como singles, como A maior ambição (Zé Manoel/Juliano Holanda), Velhas sílabas (Filipe Trielli) e Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar (Siba), músicas que saíram em 2018 e deram origem à turnê “Silêncio”. A introspecção no novo trabalho faz um contraponto aos dois álbum anteriores de Rhaissa Bittar: “Voilà”, de 2010, e “Matéria estelar”, de 2014, discos com músicas animadas e com participação de grandes formações, como a Spok Frevo Orquestra.

O novo álbum encerra com um resumo da conversa de Rhaissa com o “velho rabugento”. A faixa A maior ambição revela que a grande ambição da canção é ser silêncio. E é para falar sobre esse almejado silêncio que a cantora vem ao estúdio da Rádio Brasil Atual.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias