diversidade

Em edição especial, Cine Birita homenageia obras de cineastas mulheres

Após 10 edições, a mostra de cinema independente faz um balanço dos 52 títulos já exibidos e seleciona quatro para uma edição especial, que serão exibidos neste sábado em uma cervejaria em São Paulo

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
'Não foi surpresa o fato de os quatro filmes escolhidos pelos jurados terem justamente mulheres na direção', afirma o realizador Danilo Motta

São Paulo —O projeto Cine Birita surgiu para dar visibilidade à ampla e diversa produção audiovisual independente brasileira. Após 10 edições, realizadas em bares de São Paulo e Rio de Janeiro, os realizadores da mostra preparam uma edição especial para amanhã (13). Um grupo de jurados escolheu quatro filmes, dos 52 já exibidos, de maior destaque. A exibição será na Cervejaria Zuraffa, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.

Um dos grandes destaques do projeto é a presença de obras de cineastas com perfis diversos, em oposição a uma indústria maistream comandada por uma elite econômica. “Desde setembro, exibimos 52 filmes, em sua maioria dirigidos por mulheres. Não foi surpresa o fato de os quatro filmes escolhidos pelos jurados terem justamente mulheres na direção”, afirmou o organizador da mostra, Danilo Motta.

“Precisamos fortalecer e empoderar quem faz arte independente no Brasil, principalmente neste contexto de supressão de direitos e perseguição ao pensamento crítico em que estamos vivendo”, completou. Dois dos quatro filmes que serão exibidos tratam de realidades de travestis e transexuais.

É o exemplo da produção Close. Um documentário da diretora Rosane Gurgel que trata da vida de diferentes personagens em uma unidade prisional em Fortaleza. “Ficamos muito felizes em participar do Cine Birita, adoramos a iniciativa de exibir filmes brasileiros em um bar! E ficar entre os destaques dos 52 filmes exibidos na mostra foi uma surpresa maravilhosa! Precisamos de mais mostras como esta para as pessoas conhecerem o trabalho de cineastas independentes brasileiros. E tomando uma birita é ainda melhor”, diz a diretora.

Ainda serão exibidas as produções Cartas Sobre Nosso Lugar, de Rayane Penha; 2017, da premiada Pryka Almeida; e Sob o Mesmo Teto, de Allan Santos, Karla Suarez e Vinícius Ribeiro.

Para os interessados, os filmes começarão a ser exibidos pontualmente às 19h30. A Cervejaria Zuraffa fica na rua Artur de Azevedo, 1.902, Pinheiros.