Brasilidades

Camilo Frade mistura congadas, jongos e pop na ‘Hora do Rango’

Natural de São Luiz do Paraitinga, artista que já venceu duas vezes o Festival de Marchinhas da cidade se destaca ao misturar elementos da cultural popular e é o convidado desta sexta-feira (19)

Divulgação
Divulgação
Camilo Frade lançou o primeiro álbum aos 15 anos de idade e já venceu duas vezes o Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga

São Paulo — Camilo Frade lançou seu primeiro disco aos 15 anos, Por Que Nós?, com canções inéditas de Teresa Cristina, Karina Buhr, Carlos Rennó e Lula Queiroga. Nascido em São Luiz do Paraitinga, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, entre o primeiro e segundo álbum começou a compor e se apresentou ao lado de artistas como Zeca Baleiro, Ceumar, Suzana Salles, Chico César, Ná Ozzetti e Fafá de Belém. É essa jovem revelação da música brasileira que estará no programa Hora do Rango desta sexta-feira (19), a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual.

Em 2014 e 2018, Camilo Frade venceu o tradicional Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga, ganhando também o prêmio de melhor intérprete. Neste período, estudou as linguagens que marcam a produção musical e literária de São Luiz do Paraitinga, conhecida pelo carnaval de marchinhas e a cultura popular presente nas festas locais, por meio de congadas, jongos, moçambiques e a cultura caipira.

Desta imersão nasceu o projeto Lado A, série que resultou em quatro shows com mais de 15 compositores e músicos da cidade, e a coletânea de escritores luizenses, O Rabo do Tatu (Editora Scortecci), lançada em 2019.

O segundo álbum saiu agora em 2019, Dente de Leão, em que busca fundir as referências herdadas da sua cidade natal, como a congada e o moçambique, com uma sonoridade que flerta com o pop brasileiro. 

Em maio deste ano, Camilo Frade inaugurou o selo Brocal Musical, dos irmãos Gustavo e Tulipa Ruiz, com o single Bicho-Bicho, campeã do 33º Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga, em 2018. A gravação conta com a produção de Gustavo Ruiz, e participação de Biel Basile, da banda O Terno, na bateria, e de Tulipa Ruiz nos vocais.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias