No Hora do Rango

Piano de Adriano Grineberg funde blues, África e ritmos do Oriente em novo álbum

Canções foram compostas em línguas ancestrais de várias regiões do mundo. Grineberg apresenta o álbum em show no sábado. E no "Hora do Rango"

Divulgação/Rei Santos
Divulgação/Rei Santos
"O novo trabalho sintetiza todas as minhas vivências musicais e espirituais desde 1995, ano de minha primeira viagem à Índia, onde busquei todas as formas de conhecimento", explica Grineberg

São Paulo — O cantor, pianista e compositor Adriano Grineberg, um dos mais importantes nomes do blues contemporâneo no Brasil, é o convidado desta terça-feira (23) do programa Hora do Rango, na Rádio Brasil Atual. Há mais de 25 anos na estrada, com uma sonoridade original que mistura o blues com influências africanas, Grineberg já tocou ao lado de Corey Harris, John Pizzarelli, Magic Slim, Ana Cañas e Gilberto Gil, entre outros. O músico paulistano acaba de lançar seu terceiro álbum solo, intitulado 108. O novo trabalho será apresentado no próximo sábado (27), no Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo.

O disco mantém o conceito apresentado no segundo álbum, Blues for África, acrescido de influências da cultura “sufi” da África Ocidental e dos tuaregues (povos nômades do deserto do Saara), além de ritmos regionais do Brasil, como os do Maranhão, de países da América Latina e de lugares mais improváveis, como Índia, Paquistão e Oriente Médio, onde Adriano Grineberg já esteve em longas permanências. As músicas do novo álbum são compostas em várias línguas ancestrais dessas localidades.

Segundo o pianista, 108 é um número considerado sagrado em algumas tradições do Oriente e representa a manifestação plena da “Divindade Suprema no Universo”, em suas mais diversas formas de expressão. “O novo trabalho sintetiza todas as minhas vivências musicais e espirituais desde 1995, ano de minha primeira viagem para a Índia, onde busquei todas as formas de conhecimento”, conta Grineberg.

No show, Grineberg (voz, piano e teclados) estará acompanhado por Fabá Jimenez (guitarra), Caio Góes (baixo), Marco da Costa (bateria) e Daniel Lanchinho (samplers e engenharia de áudio). No repertório, músicas do novo trabalho, como Ahura Mazda, Shakti, Oxum Xirê e Ekbar, e algumas de Blues for Africa, como Olodumare, Tuareg Blues e Kumbaya.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias