Bandeiras de Despedida

Beth Carvalho é celebrada com samba, Mangueira, Botafogo, MST e Lula

“O samba perde sua madrinha, o Brasil uma filha guerreira, eu uma grande amiga. Gratidão Lula”, diz mensagem em flores enviadas pelo ex-presidente

Reprodução

São Paulo – A cantora, compositora e ativista Beth Carvalho esteve em muitos palcos para celebrar o Dia do Trabalhador ao longo da vida. O 1º de Maio de 2019, porém, foi de despedida. Beth foi velada nesta quarta-feira na sede do Botafogo, no Rio de Janeiro, transformada em templo de sambas entoados por amigos e admiradores. 

O caixão que guardou seu corpo cansado foi enfeitado com bandeiras da Mangueira, do Botafogo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e do Brasil. Não necessariamente nesta ordem, paixões que acompanharam a vida da rainha do samba, em histórias de inspiração recíproca. Beth Carvalho se alimentava de todos. E a todos alimentava com sua energia. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja liberdade foi pedida em samba gravado por Beth Carvalho há um ano, também marcou sua presença na despedida. Entre as coroas de flores, uma delas estava ali a pedido de Lula: “O samba perde sua madrinha, o Brasil uma filha guerreira, eu uma grande amiga. Gratidão Lula”, diz a mensagem.

Em molduras de fotografias históricas, uma delas com mestre Cartola, também havia um bilhete enviado pelo ex-presidente à cantora quando soube de seu estado de saúde: 

Querida Beth Carvalho

Fiquei sabendo que você está internada e fiquei muito triste porque se tem uma pessoa que passou a vida inteira fazendo alegria para os brasileiros, foi você querida Beth.

E também você faz parte de um grupo seleto de artistas que nunca teve medo de definir o lado que você estava. Você foi aliada do nosso saudoso e querido Brizola, e esteve comigo em muitos momentos importantes.

Quero de coração dizer que te amo como ser humano maravilhosa mulher e deusa do samba.

Beth, estou torcendo…

Beijos

Muitos estavam torcendo. Beth lutou, mas merecia o descanso. 

Jamais termina seu caminhar.

Chora, não vou ligar