comemoração

Racionais MC’s realizará turnê nacional de 30 anos de carreira

Ao todo, serão oito apresentações da 'Racionais 3 décadas', com início em Brasília, em 8 de junho

DIVULGAÇÃO

Depois de 30 anos de sua estreia, as letras reflexivas do grupo soam de maneira atual, abordando o racismo, desigualdade social e a violência policial

São Paulo – O Racionais MC’s, maior grupo de rap brasileiro, realizará uma turnê nacional para celebrar os 30 anos de carreira. Ao todo, serão oito apresentações da Racionais 3 décadas, com início em Brasília em 8 de junho e término em São Paulo, em 12 de outubro.

Apesar de ter sido criado em 1988, o Racionais comemora só em 2019 as três décadas da formação original, com Mano BrownEdi RockKL Jay e Ice Blue. O quarteto ainda subirá ao palco acompanhado por uma banda, com aproximadamente 12 músicos que tocarão metais, teclados, percussão, bateria, baixo e duas guitarras.

Depois de 30 anos de sua estreia, as letras reflexivas do grupo soam de maneira atual, abordando temas como o racismo, a desigualdade social e a violência policial. As faixas do álbum Sobrevivendo no Inferno (1997) deverão reger a trilha sonora da apresentação.

Além da turnê, a história do grupo será retratada também nos cinemas. Dois filmes estão em processo de produção: um documentário e outro com atores nos papéis dos músicos. Nenhum tem data de estreia.

O líder do grupo, Mano Brown, participou do programa Boogie in Brazza, da Rádio Brasil Atual, no ano passado. Ele lembrou que Sobrevivendo no Inferno é um marco não só na história dos Racionais como na própria história do rap brasileiro. É o mais vendido do grupo, com 1,5 milhão de cópias, e eleito pela revista Rolling Stone o 14º melhor disco brasileiro. Em 2015, o então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), presenteou o Papa Francisco com o álbum. Este ano, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) incluiu a obra como leitura obrigatória no vestibular a partir de 2020, classificada na categoria de poesia.

Se por um lado o álbum elevou o grupo a um patamar de reconhecimento nunca imaginado, por outro trouxe para os Racionais um peso difícil de carregar. “Quando terminava de cantar, era pesado. Da forma como o disco terminava, parecia que a solução era todo mundo se matar. Aquele disco era uma coisa que não tinha solução. Foi um disco de trevas, um exorcismo. Aconteceu de tudo na nossa vida. No fim, sobrevivemos ao disco Sobrevivendo no inferno”, afirmou Brown. 

Confira as datas da turnê:
08/6 – Brasília
20/7 – Florianópolis
26/7 – Recife
28/7 – Salvador
17/8 – Curitiba
24/8 – Rio de Janeiro
14/9 – Belo Horizonte
12/10 – São Paulo

Leia também

Últimas notícias