Do carimbó ao rock

O cantor e compositor carioca Leo Middea no programa ‘Hora do Rango’

No estúdio da Rádio Brasil Atual, o artista falará das andanças por Argentina, Uruguai e Portugal, onde morou e fez dezenas de shows. Ele conta sobre seu retiro na Índia e, claro, canta e toca ao vivo

Divulgação

Artista independente, Leo Middea tem conquistado o público com sua música intimista e uma boa mistura de ritmos brasileiros

São Paulo – O cantor e compositor Leo Middea é o convidado do programa Hora do Rango desta quarta-feira (3), a partir do meio-dia. Com canções que falam das suas viagens, medos, paixões, sonhos e desgostos, o artista lançou os álbuns Dois (2014) e A Dança do Mundo (2016). Após ter tido com o primeiro disco resultados modestos e poucas oportunidades no Rio de Janeiro, sua cidade natal, Leo Middea realizou 23 shows na Argentina, em 2015, o que fez com que as portas se abrissem mais facilmente para ele no Brasil.

No embalo gravou então o segundo álbum, produzido por Peter Mesquita. Com A Dança do Mundo, o cantor rodou por diversas cidades brasileiras, passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre, entre outras. Do carimbó ao rock, o segundo álbum contou com a participação de artistas como Laura Lavieri (conhecida por sua parceria com Marcelo Jeneci), o violoncelista cubano Yaniel Matos, Nina Oliveira, Jota Pê, entre outros.

No mesmo ano de lançamento, o cantor chegou até a final do Festival Nacional da Canção (Fenac), com a composição Meu Público.

No Hora do Rango, Leo Middea contará sobre suas andanças por Argentina, Uruguai e Portugal, onde morou e fez dezenas de shows. Ele fala ainda de seu retiro na Índia e, claro, canta e toca ao vivo. O programa pode ser acompanhado no canal da Rádio Brasil Atual no YouTube.

Quem passou

Na terça-feira (2), o programa recebeu a cantora e musicista Anaí Rosa. Formada em viola de arco na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o estudo da música clássica tem lhe dado um grande embasamento para desenvolver a carreira de intérprete da música popular brasileira, principalmente no samba.

Como cantora, Anaí Rosa ganhou os prêmios de “melhor intérprete” nos festivais de Poços de Caldas (MG) e de São João da Boa Vista, Piracicaba, Limeira e Avaré, no interior de São Paulo. Participou do Soma, grupo musical que gozou de muito prestígio em Campinas. Atualmente, é integrante das bandas Farinha Seca, que durante cinco anos tocou na “Noite da Gafieira Paulista”, no Bar Avenida, em São Paulo, e do grupo Havana Brasil, que faz shows regulares, aos domingos, no Bourbon Street, também em São Paulo. Ela fez ainda elogiadas apresentações com o compositor, violonista e cantor Guinga e com o saxofonista e clarinetista Proveta, líder da Banda Mantiqueira.

Além da agenda com as bandas Farinha Seca e Havana Brasil, a cantora tem divulgado seu último trabalho, o álbum Anaí Rosa Atraca Geraldo Pereira, em que faz uma releitura do compositor carioca, que completaria 100 anos em 2018. Nascido em Juiz de Fora (MG), ele fez carreira no Rio.

Ouça como foi

O programa

O Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar.

Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, sempre ao meio-dia.