Vanguarda Paulista

De volta aos palcos, grupo Rumo é o convidado do programa ‘Hora do Rango’

Depois de mais de 25 anos, integrantes da antológica banda paulistana se reúnem e lançam um álbum somente de canções inéditas. No programa, muita história para contar e muita música para tocar e cantar

Divulgação/Rumo

No estúdio da Rádio Brasil Atual, o Rumo vai apresentar algumas canções do novo álbum, intitulado ‘Universo’

São Paulo – Nesta segunda-feira (22), o programa Hora do Rango abre a semana com o grupo Rumo, expoente da chamada Vanguarda Paulista, período em que se destacou na cena musical independente de São Paulo ao lado de nomes como Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. Depois de um período afastado, nove dos 10 componentes da formação original estão de volta e lançam o álbum Universo, composto somente de músicas inéditas – algo que não ocorria desde o fim do grupo, em 1992.

O disco tem 14 faixas, com canções de praticamente todos os integrantes do grupo – inclusive de Ná Ozzetti e Akira Ueno, que compuseram pela primeira vez para o Rumo.  Há também duas canções compostas nos anos 1990.

Assista

“Temos uma dinâmica de grupo onde todos participam com ideias e palpitam em tudo. Gosto muito desse processo. E o que mais gosto é do fato de nos darmos a liberdade para criarmos nossa própria linguagem e estética. O Rumo é um grupo singular. Foi incrível agora, anos depois de nosso último disco, como tudo fluiu com naturalidade e rapidez”, conta Ná.

Em 2019, o Rumo continua com sua formação original, com exceção de Ciça Tuccori, que morreu em 2001: Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Hélio Ziskind, Akira Ueno, Paulo Tatit, Pedro Mourão, Gal Oppido, Zecarlos Ribeiro e Geraldo Leite.

A banda fará cinco shows esta semana, dos dias 25 a 28, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Os ingressos se esgotaram no primeiro dia de venda.  

O programa

O Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar.

Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, sempre ao meio-dia.