Cultura em SP

Ary Barroso é patrono do 10º Encontro de Literatura Brasileira & Cachaça

Última edição do ano do encontro traz debate sobre música dos anos 1930 e 1950. Evento ocorre neste sábado (8), no Ateliê do Bixiga, em São Paulo

Divulgação

Idealizador do encontro, Maurício Ayer, explica que os anos 30 e formação das marchinhas dão as origens da música brasileira

São Paulo – Será realizado neste sábado (8), em São Paulo, o 10° Encontro de Literatura Brasileira & Cachaça, evento realizado para degustar aguardentes e refletir sobre os versos das canções na formação da cultura brasileira. Nesta edição do encontro, que é a última do ano, o tema será as músicas das décadas de 1930 e 1950, de artistas Ary Barroso, Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues, Assis Valente, entre outros.

Idealizador dos eventos sobre literatura e cachaça, o pós-doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), Maurício Ayer, explica em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, da Rádio Brasil Atual, que a cachaça tem uma polivalência sobre a vida cultural brasileira sendo que, nesse período a partir dos anos 30 é quando se começam a formar as origens da chamada música popular brasileira, muitas delas ligadas ao carnaval.

“A primeira forma de organização que surge é com o chamado Zé Pereira, uma tradição portuguesa em que as pessoas basicamente pegavam uns tambores grandes  eram os portugueses da classe branca do Brasil  e saiam batendo aquele tambor e circulando. A parti daí, vai ser esse Zé Pereira, pegando essa forma da procissão das igrejas, que vai organizar e dar ordem ao caos”, analisa.

O encontro ocorre, a partir das 16h, no Ateliê do Bixiga que fica na Rua Conselheiro Ramalho, 945, na Bela Vista. É necessária inscrição. Clique aqui para saber mais.

Ouça a entrevista 

Você pode conferir a partir de 1°43’13”

Leia também

Últimas notícias