mundial

Filme sobre o golpe, ‘O Processo’, é pré-indicado ao Oscar

Obra retrata os dias que antecederam derrubada de Dilma. Na disputa pela premiação de 2019, dentro da categoria de Melhor Documentário, concorrem ainda outras duas produções brasileiras

Divulgação

Documentário de Maria Augusta Ramos reconstitui a história dos 271 dias do julgamento do impeachment da ex-presidenta Dilma

São Paulo – O documentário O Processo, que reconstitui os 271 dias que antecederam o golpe do impeachment que retirou Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República, foi pré-indicado na categoria Melhor Documentário para concorrer ao Oscar 2019, uma das premiações cinematográficas mais reconhecidas mundialmente. Ao todo,  outras 166 produções concorrem ao troféu. 

O filme, dirigido por Maria Augusta Ramos, já havia sido aclamado pela crítica em importantes circuitos, como o Festival de Berlim, onde chegou a ser escolhido pelo público como terceiro melhor documentário da mostra.  

À época de sua estreia, a diretora chegou a afirmar, durante entrevista ao jornalista Juca Kfouri, no programa Entre Vistas, da TVT, que o filme, ao retratar os bastidores e a disputa pela narrativa entre opositores e apoiadores de Dilma e da democracia, não apresenta lados. “Tento retratar a realidade por diversas narrativas e pontos de vista”, explicou.

Outras duas obras brasileiras também concorrem na mesma categoria de Melhor Documentário, Nossa Chape que relembra a tragédia aérea com a equipe de futebol do clube Chapecoense em 2016, e Piripkura, que dá nome também a uma etnia indígena e conta a história de dois de seus descendentes, que sobrevivem em uma área dominada por madeireiros e fazendeiros.

A seleção final dos concorrentes ao prêmio máximo da academia de cinema norte-americana será anunciada no dia 22 de janeiro e a premiação ocorrerá no dia 24 de fevereiro.