A partir das 21h

Fernando Morais fala sobre livro de Lula no programa ‘Entre Vistas’, da TVT

Jornalista conta como foram viagens pelo mundo ao lado de Lula, colhendo material para livro sobre a vida do ex-presidente desde sua primeira prisão abusiva, em 1980, aos dias atuais

Divulgação/Nocaute

“Ele é igualzinho com um pobre de rua e com a rainha da Inglaterra”, diz Fernando Morais, sobre a espontaneidade de Lula

São Paulo — Autor de biografias de figuras como Olga Benário e Assis Chateaubriand, o jornalista Fernando Morais é o convidado desta terça-feira (2) do programa Entre Vistas, comandado pelo jornalista Juca Kfouri, na TVT.

Morais está produzindo um livro de memórias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obra que abrange o período das grandes greves, nos anos de 1980, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, até os dias de hoje. Para realizar o trabalho, o escritor viajou bastante nos últimos anos, ao lado de Lula. De acordo com o jornalista, a espontaneidade é uma das principais características do ex-presidente.

“Estou com ele desde junho de 2011. É um privilégio. O lado da alma dele que seduz as pessoas é a espontaneidade. Ele é igualzinho com um pobre de rua e com a rainha da Inglaterra. E quem conhece o ser humano como eu conheço, trabalho como jornalista há 50 anos, e você trabalha com pessoa e não com ‘coisa’, então você descobre que só uma pessoa, com um traço de personalidade como o dele, pode ter feito o que ele fez, e pode receber o que ele recebeu”, afirma Fernando Morais, em entrevista à repórter Ana Rosa Carrara, da Rádio Brasil Atual.

Ana Rosa participa do programa na TVT, ao lado de Joice Bueno, militante do Levante Popular da Juventude.

O programa Entre Vistas vai ao ar nesta terça-feira (2), a partir das 21h, na TVT – canal 44.1, na Grande São Paulo e nas redes sociais.

Ouça matéria da Rádio Brasil Atual:

O biógrafo conta que antigamente o nome do Brasil era associado à figura do ex-jogador de futebol Pelé, e hoje essa relação acontece com a imagem do ex-presidente, conforme Fernando Morais já pôde presenciar em suas andanças pelo mundo com o ex-presidente.

“Tem países na África em que ele é reconhecido na rua. Eu estava caminhando com ele, sem segurança, sem diplomata, sem ninguém, pelas ruas de Adis Abeba, na Etiópia, e um grupinho atravessou a rua e veio falar: ‘Lula, Lula!’. Já vi isso na Etiópia, na Alemanha, nos Estados Unidos. Sou de uma geração que começou a ir para o exterior e as pessoas perguntavam pelo Pelé. Era ‘Brasil e Pelé’, agora é ‘Brasil e Lula'”.