No Rio de Janeiro

Festival no Rio terá lançamento de livro-manifesto pela liberdade de Lula

Lula Livre/Luva Livro reúne relatos, poemas e cartuns de 86 artistas. Lançamento ocorrerá no Festival Lula Livre e na Festa Literária de Paraty (Flip)

Divulgação

Laerte, Chico César, Alice Ruiz, Augusto de Campos, Marcia Denser e Chico Buarque são alguns dos artistas que participam do livro

São Paulo – Escritores e cartunistas lançam, neste sábado (28), livro manifesto pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A antologia Lula Livre/Lula Livro reúne relatos, poemas e cartuns que expressam o inconformismo de 86 artistas diante dos desdobramentos do golpe de 2016 que resultou na prisão política de Lula, conforme analisa o poeta, jornalista e um dos organizadores do livro, Ademir Assunção, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

O lançamento será feito no Festival Lula Livre e no período da noite, na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Circuito OFF-Flip, na Casa para Todos. Os eventos ocorrem no Rio de Janeiro.

O livro-manifesto conta também com a organização do escritor Marcelino Freire. E foi concebido a partir de encontro entre Ademir e manifestantes na Vigília Lula Livre, em Curitiba. Tocado pela experiência, Marcelino buscou com o livro somar as vozes dos defensores do ex-presidente às dos artistas, como Laerte, Chico César, Alice Ruiz, Augusto de Campos, Marcia Denser, Chico Buarque, entre outros, que, segundo ele, aderiram à ideia mesmo com o prazo curto estipulado, cerca de um mês. 

“O livro tinha de ser feito agora que estamos vivendo os efeitos nefastos do golpe contra a presidenta Dilma e que atingiu seu auge com a prisão de Lula”, explicou o organizador. “Infelizmente essa questão nefasta é que criou esse inconformismo dos artistas e os levou a se unir e se manifestar novamente. Fazia algumas décadas que a gente não via uma união dessa forma, para engrossar a voz de todos que estão se manifestando contra esse estado terrível que vivemos no Brasil.”

Segundo Ademir Assunção, uma página on-line será criada para oferecer a versão digital do livro, que contará também com a parceria de entidades sociais e sindicais na distribuição a preços populares.

Ouça a entrevista:

TVT e RBA – site e rádio – na cobertura do Festival Lula Livre

A partir das 17h30 deste sábado (28), a TVT e a Rádio Brasil Atual, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, fazem a transmissão do Festival Lula Livre, direto da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Você poderá acompanhar também pelo site da RBA.

Leia também

Últimas notícias