Hip hop

Novo rap de Emicida faz homenagem ao super-herói Pantera Negra

Letra cruza a história do rapper com a do primeiro personagem negro dos grandes quadrinhos americanos. Herói da Marvel também é protagonista de filme que estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro

caroline lima/divulgação

Letra de ‘Pantera Negra’ também faz referência ao rapper Sabotage e ao cineasta norte-americano Spike Lee

Pantera Negra, primeiro personagem afro das grandes histórias em quadrinhos norte-americanas, acaba de ganhar uma homenagem do rapper paulistano Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida. A faixa Pantera Negra foi lançada nas plataformas digitais para streaming e em um videoclipe, que pode ser assistido no canal do artista no YouTube.

Emicida, um aficionado por HQs desde pequeno, celebra na letra seu herói da Marvel preferido. “Estava empolgado com a possibilidade de o Pantera se tornar um filme e, com a concretização disso, me juntei ao produtor Felipe Vassão, meu parceiro desde Triunfo, para misturar nosso universo com o dos super-heróis que a gente curte”, afirma. O clipe, gravado em um galpão na capital paulista, tem direção de Fred Ouro Preto, que também esteve à frente do vídeo de Triunfo e do DVD 10 Anos de Triunfo, gravado em 2017 e com lançamento previsto para este semestre.

As estrofes de Pantera Negra reverenciam o personagem criado pelo escritor e editor Stan Lee e cuja identidade secreta é T’Challa, príncipe do reino africano fictício de Wakanda. Na história em quadrinhos, Pantera Negra tem um superintelecto, usa tecnologias avançadas e, é claro, suas incríveis habilidades físicas para combater seus inimigos e proteger o reino. “Com a garra, razão e frieza, mano/ Se a barra é pesada, a certeza é voltar/ Tipo Pantera Negra (eu voltei)/ Tipo Pantera Negra”, canta Emicida no refrão. Confira o clipe:

Na letra, Emicida faz uma referência ao rapper Sabotage, assassinado em 2003, e ao cineasta norte-americano Spike Lee: “Sou vingador, vingando a dor/ Dos esmagados pela engrenagem/ Cês veio golpe, eu vim Sabotage (…) Vim esmagar boy que debocha da cultura black/ Um Kasparov a brindar mate e assinar o cheque/ Sou anti sinhozinho, independente nas track/ Rato, respeita meu tempo, não seja moleque/ Se vem de Stan Lee, um Spike Lee, mei Bruce Lee/ Tô levando Brasil estilo Mauricio Kubrusly/ Tipo Solange, um lugar na mesa/ Negra ou morena?/ Na dúvida, chame-a de princesa/ Autoconhecimento, autoajuda/ Fluxo do tempo, tipo samples, tipo Buda/ Amor pra encher mil livros/ Tipo Gabo ou Neruda/ Quem casou com a tempestade/ Não se liga em guarda-chuva”, rima em uma clara referência à personagem Tempestade, namorada de Pantera Negra na HQ.

O lançamento da música e do clipe chegam ao público praticamente ao mesmo tempo que o filme homônimo dirigido por Ryan Coogler, com estreia no Brasil prevista para o próximo dia 15 de fevereiro. Este é o primeiro longa-metragem de super-heróis que tem o elenco principal composto apenas por atores e atrizes negros e, provavelmente em função disso, a obra já vem sofrendo ataques antes mesmo do lançamento oficial. Segundo o site Adoro Cinema, milhares de pessoas se mobilizaram virtualmente para baixar a nota do filme no website Rotten Tomatoes, especializado em críticas de cinema e televisão.

Assista ao trailer do filme Pantera Negra:

Leia também

Últimas notícias