Cinema e música

Mostra celebra 90 anos do maestro e compositor Ennio Morricone

Reponsável pela trilha sonora de mais de 500 filmes, o italiano é homenageado na 'Mostra Sonora: Ennio Morricone', que exibe mais de 20 longas-metragens de vários diretores no CCBB, em São Paulo

Divulgação

Com o filme ‘Os Oito Odiados’, de Quentin Tarantino, Morricone ganhou o Oscar de Melhor Trilha Original

São Paulo – Até 19 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo, sedia a Mostra Sonora: Ennio Morricone, uma homenagem aos 90 anos do maestro e compositor italiano. Ao todo, 22 longas-metragens de vários gêneros, diretores e países serão exibidos na sala do CCBB-SP, todos eles com trilha sonora assinada por Morricone. Seus arranjos compõem a trilha de mais de 500 filmes, entre os quais os célebres Por Um Punhado de Dólares, de Sergio Leone; A Batalha de Argel, de Gillo Pontecorvo; Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore; e Ata-me, de Pedro Almodóvar, além de vários do diretor norte-americano Quentin Tarantino.

A mostra, que tem curadoria de Rafael Bezerra, traz filmes de faroeste, policiais, de terror, de época, dramas românticos e suspenses feitos desde a década de 1960 até 2015, quando foi lançado Os Oito Odiados, de Tarantino, que rendeu ao maestro o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. É incrível como Morricone tem uma das assinaturas mais inconfundíveis da história do cinema (a força visual, a carga afetiva, ideias simples em arranjos complexos, instrumentação incomum, sons concretos, uso da voz humana como parte da orquestra, longos silêncios, gags musicais e notas únicas sustentadas por um bom tempo), e, ainda assim, suas músicas, nos melhores casos, conseguem ser absolutamente absorvidas pelos filmes dos quais emergem, afirma o curador.

Fazem parte da programação os longas-metragens Lolita (Adrian Lyne), 1900 (Bernardo Bertolucci), Os Intocáveis (Brian de Palma), a trilogia dos dólares(Por Um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito), feitos com seu parceiro mais famoso, o diretor italiano Sergio Leone, entre outros. Neste domingo (28), estarão em cartaz Investigação Sobre Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, de Elio Petri, às 15h30, e Os Intocáveis, às 18h.

A mostra também será exibida no CCBB Brasília, de 30 de janeiro a 25 de fevereiro.

As programações completas estão disponíveis no site do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo e Brasília.

Mostra Sonora: Ennio Morricone
Quando: até 19 de fevereiro
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo
Quanto: R$ 5
Mais informações: (11) 3113-3651, (11) 3113-3652 e www.bb.com.br/cultura