Contador de histórias

Tom Zé fala sobre Tropicália e cultura nordestina no Entre Vistas desta terça

“A universidade mais refinada que frequentei foi o balcão da loja de meu pai”, diz o músico. Programa vai ao ar às 21h

Divulgação

Na entrevista, Tom Zé define Euclides da Cunha como “o homem que descobriu o Nordeste para o Brasil”

São Paulo – Cantor, compositor e escritor, o baiano Tom Zé é o convidado do programa EntreVistas, da TVT, nesta terça-feira (5), às 21h. O artista, que participou da gravação do álbum definidor do movimento tropicalista, Tropicália ou Panis et Circensis, em 1968, e depois amargou um ostracismo até ser redescoberto, no final dos anos 1980, pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads), fala da importância do “homem da mala” nordestino na sua formação como artista, e relembra o dia em que “se encontrou” no livro Os Sertões, de Euclides da Cunha.

O “homem da mala” era uma figura tradicional no Nordeste, vendendo produtos em praça pública em verdadeiros shows de improviso. Tom Zé afirma que foi prestando atenção na atuação do “homem da mala” que ele aprendeu como deveria se comportar em um palco.

Na entrevista, o artista multi-performático define Euclides da Cunha como “o homem que descobriu o Nordeste para o Brasil”, e ainda comenta o aprendizado decisivo na sua vida obtido na loja do pai. “A universidade mais refinada que frequentei foi o balcão da loja de meu pai.” Ele explica que foi na loja em que aprendeu a conhecer a cultura e o homem nordestino.   

Por isso, revela ter tido “uma isca” de sensação de que Euclides da Cunha, no capítulo O Homem, de Os Sertões, iria falar das pessoas que ele conhecia no negócio do pai. “Um dia cheguei à conclusão que ele estava falando de mim e dos caras que eu atendia na loja.”

Sobre a Tropicália, Tom Zé disse que o movimento jamais foi planejado, e reconhece Gilberto Gil e Caetano Veloso como “gênios”, definindo como “jornalismo cantado” a sua música daquela época, quando cantava os personagens e acontecimentos do mundo folclórico de Irará, sua cidade de origem. “Nós fazíamos nossas canções e achávamos que era uma coisa normal. Algo que talvez fosse concorrer com os outros grandes compositores daquela época, que ainda eram jovens também.”

Tendo como cenário o palco do Tucarena, anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), o EntreVistas estreou no dia 14 de novembro, sempre conversando com uma personalidade nacional ou internacional em áreas como saúde, educação, cultura, política, esporte e direitos humanos, com temas atuais de interesse público.

Participam da entrevista, além da apresentadora Carol Pinho, os jornalistas Kleyson Barbosa e Maria Amélia Rocha, a cantora Jurema Paes e Walter Garcia, músico e professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP).

Para ver a TVT
Canal 44.1 – São Paulo e Grande São Paulo
Canal 512 – NET ABC
Canal 513 – NET Mogi
Canal 12 – Vivo São Caetano do Sul
www.tvt.org.br
youtube/user/redetvt
E nas redes sociais da TVT e da RBA

Leia também

Últimas notícias