Ruptura histórica

Seminário ‘1917: o ano que abalou o mundo’ discute os 100 anos da Revolução Russa

Programação inclui palestras, debates, curso, lançamento de livros e mostra de cinema. Mais de 30 conferencistas brasileiros e estrangeiros analisam o movimento e sua relação com os dias atuais

Iconografia

Em 1917, a ascensão do partido Bolchevique, de Vladimir Lênin, mudou a história do século 20

São Paulo – Começa nesta terça-feira (26), em São Paulo, o seminário internacional “1917: o ano que abalou o mundo”, sobre o centenário da Revolução Russa, um dos mais importantes acontecimentos históricos do século 20. Realizado pela editora Boitempo e Sesc Pinheiros, o evento vai até a próxima sexta-feira (29), reunindo mais de trinta conferencistas nacionais e estrangeiros, numa programação que inclui cursos, palestras, debates, filmes e lançamentos de livros.

“O seminário pretende ir além da discussão acadêmica e promover um balanço do último século tomando a história da Revolução Russa e seus desdobramentos como eixo, com a finalidade de instigar novos caminhos para o pensamento contemporâneo”, destacam os organizadores do evento.

Entre os conferencistas, nomes como o filósofo italiano Antonio Negri, o professor de sociologia Christian Laval, o diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) Michael Lowy, o filósofo francês Pierre Dardot, o jornalista, escritor e historiador Tariq Ali, e Esteban Volkov, neto de Leon Trotski e testemunha da morte do avô, além de outros nomes da Argentina, Estados Unidos e Hungria.

O Brasil será representado nos debates por estudiosos como Anita Leocádio Prestes, filha de Luis Carlos Prestes e Olga Benário, o psicanalista Christian Dunker, a professora de filosofia política Djamila Ribeiro, o jornalista e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Gilberto Maringoni, o fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN) e ex-senador italiano José Luiz Del Roio, o professor de filosofia Vladimir Safatle, entre diversas outras personalidades da academia brasileira.

O ciclo de debates inicia nesta terça-feira (26), às 17h, com o tema Mito, história e legado da Revolução Russa de 1917,com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Paulo Netto, a pesquisadora Lenina Pomeranz e o professor de Relações Internacionais da PUC-Rio e da UFRJ Luis Fernandes. Às 20h, é a vez do debate A Revolução das Mulheres, com Wendy Goldman, Djamila Ribeiro e Maria Lygia Quartim de Moraes.

Além dos debates, a programação de “1917: o ano que abalou o mundo” também inclui um curso sobre a história da revolução russa, lançamentos de livros e mostra de cinema no CineSesc.  

Leia também

Últimas notícias