Terceira idade

Festival de cinema exibe obras de idosos na periferia de São Paulo

Até dia 23 de setembro, 2° Festival Cine Inclusão difunde filmes feitos e/ou protagonizados por pessoas com mais de 60 anos nas comunidades de Heliópolis e Paraisópolis e na Unibes Cultural

Divulgação

Envelhecimento da população faz questões ligadas à velhice serem tratadas com urgência

São Paulo – Começa neste sábado (9) a segunda edição do Festival Cine Inclusão, que exibe gratuitamente 24 filmes que têm como realizadores e/ou protagonistas pessoas com mais de 60 anos. As obras serão apresentadas nas unidades do Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis e Paraisópolis e na Unibes Cultural, onde será promovida a sessão de abertura neste sábado, às 19h30. O evento pretende criar um espaço de exibição e de debate sobre a importância do cinema na inclusão sociocultural da terceira idade.

O filmes vindos de vários estados brasileiros serão exibidos na Mostra Competitiva, que traz obras cuja temática e/ou protagonistas são idosos, e na Mostra Idosos em Ação, que apresenta filmes realizados para pessoas com mais de 60 anos. O destaque da abertura é o longa-metragem documentário franco-português António, Lindo António, de Ana Maria Gomes, e os curtas Quitéria e Mais Uma Dona Maria, dirigido por alunos do Projeto Cine Inclusão. No documentário, Ana Maria Gomes vai em busca das razões pelas quais seu tio, que veio há 50 anos para o Brasil, nunca mais voltou à sua aldeia, em Portugal, para indignação da sua mãe e dos irmãos.

No encerramento, dia 23 de setembro, serão exibidos Epílogo, de Daniel Seidl Moreira, Tomou Café e Esperou, de Emiliano Cunha, e Walter do 402, de Bruno Ferreira, além dos curtas que estão sendo produzidos nas oficinas de capacitação cinematográfica que começaram no dia 2 de setembro. Depois da sessão, será realizado um debate sobre o papel do cinema na inserção social e cultural do idoso. Ambos os eventos de abertura e encerramento terão audiodescrição e tradução em Libras.

Para a curadora do festival Luciana Rossi, eventos como este podem contribuir para a redução dos preconceitos em relação à idade. “Com o envelhecimento da população, torna-se cada vez mais urgente tratar das questões ligadas à velhice, e, principalmente, criar novos olhares sobre estas questões. Os idosos de hoje são ativos e ávidos por atividades, sejam culturais ou sociais. O festival traz uma programação diversa com visões muito particulares e criativos e, com isto, pretende fomentar uma discussão mais ampla sobre paradigmas e (pré) conceitos ligados à terceira idade”, diz.

A programação completa da mostra está disponível no site do evento.

2º Festival Cine Inclusão
Quando: de 9 de setembro à 23 de setembro
Onde: CEU Heliópolis, CEU Paraisópolis e Unibes Cultural
Quanto: grátis
Programação completa:http://cineinclusao.com.br
Informações: [email protected] / (11) 2649-8508