Literatura e respeito

Lançamento de livro infantil tem debate sobre identidade de gênero

Evento em São Paulo reúne a cartunista Laerte Coutinho e Janaina Tokitaka, autora e ilustradora de 'Pode Pegar!', para discutir as formas de tratar sobre diversidade e identidade de gênero com crianças

Lançamento de ‘Pode Pegar!’ réune a autora e ilustradora da obra e a cartunista Laerte Coutinho na Blooks (SP)

São Paulo – Neste sábado (19), das 15h às 17h, a Boitempo Editorial promove  evento oficial de lançamento do livro Pode Pegar!, da autora e ilustradora paulistana Janaina Tokitaka. Com o tema “Por que nascemos diferentes?”, o debate que será realizado na Blooks Livraria, em São Paulo, reúne a autora da obra e a cartunista Laerte Coutinho para discutir sobre como tratar sobre diversidade e identidade de gênero com as crianças.

O livro da Coleção Boitatá que já está disponível para venda há algum tempo conta a história de dois coelhinhos que não se importam com ‘o que é para menino ou para menina’ e que tudo o que querem é se divertir livremente. Em PodePegar!, não entram no enredo os tão batidos estereótipos de gênero: o coelhinho e a coelhinha não veem problema algum em trocar de roupa um com o outro, já que a menina pode querer usar botas pra atravessar um riacho, o menino pode usar salto se quiser (ou precisar) ficar mais alto e todos podem usar calças para passear pelas montanhas.

Voltado para crianças em fase de alfabetização, o livro aborda, com poucas palavras e muitas ilustrações, os costumes culturais relacionados à identidade de gênero. Para Janaina, a literatura infantil pode ser uma importante ferramenta para apresentar as diferentes possibilidades que uma pessoa deve ter. “Acredito que os livros infantis possuem um papel muito importante na formação da identidade das crianças”, afirma a autora.

“Representatividade importa muito em qualquer fase da vida, mas na infância esse momento construtivo e delicado, importa muito mais. É essencial que os livros libertem, apontem possibilidades para além das estabelecidas, como os estereótipos de gênero. Pode Pegar! diz que você tem direito de se apresentar como bem entender e para não ligar para quem diz o contrário. Escrevi esse livro com a esperança de que as crianças de hoje se tornem adultos mais livres, leves e felizes”, completa.

Essas e outras questões ligadas ao tema serão abordadas neste sábado no debate entre Janaina e Laerte. Depois do evento, que contará com a mediação da jornalista Ana Luiza Basilia (editora do portal CartaEducação), haverá sessão de autógrafos.

Por que nascemos diferentes? Tratando de diversidade com as crianças
Quando: sábado, 19 de agosto, das 15h às 17h
Onde: Blooks Livraria, no Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3259-2291 e na página do evento

Leia também

Últimas notícias