Internacional

Banda Bixiga 70 protesta contra Temer no Festival de Jazz de Montreal

Com show lotado, banda brasileira levanta faixa com mensagem 'Fora Temer' no maior festival de jazz do mundo. 'Nós precisamos continuar lutando'

Reprodução/FB Bixiga 70

Banda manda mensagem ao governo Temer no maior festival de jazz do mundo

Com um show que reuniu milhares de pessoas no palco principal do Festival Internacional de Jazz de Montreal, no Canadá, nesta segunda-feira (3), a big band Bixiga 70 levou além de sua música, uma contundente mensagem contra o presidente Michel Temer e o atual governo brasileiro. Com uma enorme faixa com os dizeres “Fora Temer”, um dos músicos disse, em inglês: “Nós vivemos um golpe de Estado no Brasil. Espalhe a mensagem. Foi por isso que fizemos a música Primeiramente”. No início do espetáculo, a banda levantou a faixa e a colocou em frente ao palco, para que a mensagem ficasse visível durante toda a apresentação.

Esta música foi lançada no início de junho acompanhada de um videoclipe que apresenta várias cenas de protesto no país. Primeiramente é fruto do crescente sentimento de insatisfação com a atual situação política e social no Brasil e no mundo. Foi inspirada e é dedicada à luta histórica pela garantia de direitos – independente de classe, cor, gênero, religião, etnia ou partido. Essa é nossa pequena contribuição ao processo de reflexão sobre o momento que vivemos”, anunciou a banda na época do lançamento. Durante o show, os músicos apresentaram a faixa ao público e fizeram um breve discurso explicando a situação política no Brasil e, com braços erguidos, gritaram “Fora Temer”.

Durante uma hora de show, a banda apresentou um repertório que mistura música instrumental africana, latina e brasileira com composições próprias e versões. Fizeram até uma homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga.

O Festival Internacional de Jazz de Montreal, realizado anualmente desde 1980 na cidade canadense de mesmo nome, é considerado pelo Guinness como o maior festival do gênero no mundo. O evento, realizado geralmente entre junho e julho, recebe a cada edição mais de 2 milhões de pessoas do mundo todo. A mensagem e a sonoridade do Bixiga 70 foram devidamente espalhadas nesta segunda-feira, em dois shows, realizados às 22h e à meia-noite (horário do Brasil).

Leia também

Últimas notícias