São Paulo

Exposição inédita celebra três décadas de carreira dos Racionais MC’s

Evento, em São Paulo, traz fotos, vídeos, objetos, instrumentos musicais e outros ítens de acervos do maior grupo brasileiro de rap

Klaus Mitteldorf

‘Racionais MC’s: Três Décadas de História’ reconta a união de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay

São Paulo – Próximo de completar seu trigésimo ano de fundação, o grupo Racionais MC’s é tema de uma exposição inédita sobre sua carreira, no Red Bull Station,  no centro de São Paulo. Com show, palestra, workshop e a exibição de 500 itens exclusivos, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay recontarão parte da história do maior grupo do rap nacional na mostra Racionais MC’s: Três Décadas de História, que abre para o público  na sexta-feira (2).

O evento da Red Bull Music Academy Festival São Paulo traz vídeos e fotos inéditas – grande parte do fotógrafo alemão Klaus Mitteldorf –, além de materiais cenográficos usados nos shows, instrumentos e equipamentos musicais, como o primeiro mixer de KL Jay, e até móveis da casa do Mano Brown. “Tem até troféus e objetos de fãs enviados para ele. Durante 20 anos o Brown recebeu livros de um livreiro, por exemplo, e vamos expor esses materiais”, conta Fernando Velázquez, curador e diretor artístico do Red Bull Station.

Outro objeto raro que estará na exposição, dividida em dois andares, é o quadro usado por Brown para compor letras do grupo, como Diário de Um Detento e Capitulo 4 Versículo 3. Na parte de trás do quadro, chama atenção as duas paixões do cantor: o escudo do Santos Futebol Clube e um coração vermelho com um “Eliane”, nome da mulher de Brown, responsável pela produtora Boogie Naipe.

A exposição fica aberta até o dia 10 de junho, de terça a sexta, das 11h às 20h; e sábados, das 11h às 19h.

Klaus Mitteldorf
Foto feita em 2001, no Capão Redondo, para a divulgação do álbum Racionais MC’s – Ao Vivo’, que saiu no mesmo ano

Fernando conta que através do disco Sobrevivendo no Inferno (1997), que completa 20 anos nas ruas, é possível contar parte da história da cidade de São Paulo também. “Em 1997, houve uma crítica da Folha de S.Paulo que dizia que esse disco do Racionais era o álbum mais violento do Brasil. Em um dos vídeos inéditos que vamos apresentar, o Brown fala sobre isso e diz que vem de uma cidade que já teve o título de mais violenta do mundo. É contar um lado da história por pessoas que não tinham voz, só tinham essa voz através dos Racionais”, afirma.

O evento também terá um worskshop de produção musical com KL Jay e seu filho, DJ Will. Eles mostrarão como músicas do Racionais foram sampleadas e de onde vieram as inspirações para as criações. O workshop será na segunda-feira (5), às 16h, com entrada gratuita no Red Bull Station, localizado na Praça da Bandeira, 137.

Uma palestra com os integrantes do Racionais MC’s também está prevista para o dia 5. Mediada pelo jornalista André Caramante, da Ponte Jornalismo, os quatro integrantes do grupo falarão sobre a trajetória da banda, a partir das 19h, no mesmo local.

Na terça-feira (6), o ponto alto da programação: o show Racionais MC’s: 3 Décadas de História – RBMA SP, às 21h, na Áudio Club, localizada na Barra Funda, zona oeste da capital. O ingresso custa R$ 60.

Leia também

Últimas notícias