pela estrada

Grupo de teatro formado por caminhoneiros promove direitos humanos em Guarulhos

Espetáculo 'Ó Xente, e os direitos da gente?' é apoiado pela ONU e fala sobre cidadania. Caravana que abriga a trupe é considerada a maior ação itinerante de responsabilidade social da América Latina

Matheus Obst/DIVULGAÇÃO

As peças são encenadas em postos de combustível localizados em beiras de estrada de todo o país

São Paulo – Em sua décima edição, e depois de percorrer mais de 100 cidades de 22 estados brasileiros, a Caravana Siga Bem – uma trupe de caminhoneiros que usa postos de gasolina para ensinar cidadania e Direitos Humanos por meio da cultura – encerra sua temporada atual com duas apresentações gratuitas em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, na quarta (10) e sexta-feira (12).

Apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o espetáculo Ó Xente, e os direitos da gente? fala sobre cidadania e direitos humanos “de forma lúdica e bem-humorada”, segundo material de divulgação da caravana. As peças são encenadas em postos de combustível localizados em beiras de estradas e têm o objetivo de levar cultura e entretenimento a populações marginalizadas do acesso a este tipo de recreação, como os motoristas – especialmente, os caminhoneiros – e comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.

Escrita por Josemir Medeiros e com direção de Tito Teijido, a peça faz alusão ao clássico Dom Quixote e aborda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mas desta vez a figura quixotesca é encarnada por um caminhoneiro, que, ao longo de sua viagem, busca combater os “monstros” que encontra pelo caminho.

Os “monstros” são inimigos que tiram da população o direito a uma vida digna, aos cerceá-los da educação, saúde, condições dignas de trabalho, tolerância à diversidade e o respeito ao meio ambiente.

Em vez de artistas profissionais, a peça é encenada por caminhoneiros, que sobem ao palco para dialogar, por meio da arte, com seus colegas de estrada sobre assuntos importantes para a cidadania.

“O espetáculo procura abordar de forma lúdica um tema que deve ser apropriado por todos os cidadãos pois, para ter acesso aos Direitos Humanos, é preciso ter ciência do que ele significa”, comenta o diretor artístico da trupe, Tito Teijido. “Para transmitir esse tema de forma divertida e acessível, construímos uma peça que utiliza elementos da linguagem e da cultura popular, como a Poesia de Cordel, além de utilizar como inspiração um dos maiores personagens da literatura mundial, o Dom Quixote”, completa o diretor.

Considerada a maior ação itinerante de responsabilidade social da América Latina, a Caravana Siga Bem transforma postos de combustível em eventos que reúnem caminhoneiros e comunidades estradeiras em torno de atrações e serviços, como avaliações médicas, palestras educativas, massagem, corte de cabelo, apresentação de peça teatral, shows de dança, coral, orquestra e recreação.

Para os motoristas profissionais, a Siga Bem promove o concurso Caminhoneiro do Ano, que convidará habilitados nas categorias C, D e E a testarem seus conhecimentos e premiará o melhor colocado com um caminhão zero quilômetro no valor de R$ 350 mil. Os eventos acontecem das 13h às 22h.

A peça integra a ação social Caravana Siga Bem. As etapas de Guarulhos serão realizadas no Posto Sakamoto, na Rodovia Presidente Dutra km 210,5, em Bonsucesso, entre 13h e 22h. As apresentações de Ó Xente, e os direitos da gente?, estão previstas para as 21h.

Confira o roteiro completo no site.

Com informações da ONU Brasil