Inteligência solidária

Paul Singer terá filme dirigido por Ugo Giorgetti, com financiamento coletivo

Campanha começou nesta segunda e vai até 5 de julho

EBC e Caroline Ferraz/Sul21

Para Giorgetti (esq). trajetória de Singer leva a refletir sobre o presente, o passado e o futuro do Brasil e do mundo

São Paulo – Começou nesta segunda-feira (29) a campanha de financiamento coletivo para a filmagem de Paul Singer – uma história do Brasil, que será dirigido por Ugo Giorgetti, autor de, entre outros, Uma Noite em Sampa (2016), Cara ou Coroa (2012), O Príncipe (2002) e Boleiros – Era uma Vez o Futebol (1998). A campanha vai até 5 de julho. Nesses 40 dias, o objetivo é arrecadar R$ 130 mil.

Com 85 anos, completados em março, Paul Singer permaneceu 13 anos à frente da Secretaria Nacional de Economia Solidária, desde que foi criada, em 2003, no primeiro ano do governo Lula. Saiu há um ano, depois do impeachment. Militante de um novo modelo de consumo e de distribuição da riqueza, o economista defende os empreendimentos coletivos, vendo na modalidade uma volta às origens do socialismo. Na primeira edição da Revista do Brasil, em maio de 2006, ele falou sobre o tema, informando que a secretaria havia conseguido identificar 15 mil empreendimentos no país.

Austríaco de nascimento, Paul Singer veio com a família para o Brasil em 1940 – obteve a cidadania em 1954. Formou-se em eletrotécnica, foi trabalhador metalúrgico, filiado ao sindicato da categoria em São Paulo, e um dos líderes da chamada greve dos 300 mil, em 1953. Estudou Economia na Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em 1959. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Militante do PSB, em 1980 ele ajudou a criar o PT, um projeto que sempre defendeu, mas sem perder o senso crítico em relação a posturas internas. “Houve deslumbre, desbunde e descontrole”, disse, por exemplo, na entrevista de 2006, ao comentar sobre contribuições eleitorais.

Há um mês, Paul Singer participou do 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Solidário, em Brasília. E no começo deste mês esteve na 2ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo. Ele foi um dos signatários do Projeto Brasil Nação, organizado por Luiz Carlos Bresser-Pereira, que propõe novo modelo de desenvolvimento para o país.

Interessados em participar do projeto  podem acessar o link https://www.catarse.me/paulsinger. Serão aceitas contribuições a partir de R$ 10.

O paulistano Ugo Giorgetti, 75 anos, assume  um projeto, como diz o material de divulgação, “de registrar essa forma de pensar autônoma e livre”, referindo-se a Paul Singer. ” O resultado é uma trajetória de um personagem que nos leva a refletir sobre o presente, o passado e o futuro do Brasil e do mundo. O filme é também, inevitavelmente, um retrato intelectual da própria cidade de São Paulo em anos particularmente conturbados.”

 

Leia também

Últimas notícias