Cidadania nos museus

Jovens debatem gênero no Rio, e Masp propõe reflexão sobre direito à cidade

Aventuras do Pensamento começa neste sábado com palestra sobre identidade de gênero na Caixa Cultural do Rio. Em São Paulo, aula aberta discute ocupação e participação na transformação da cidade

Paula Giolito/Divulgação

Carla Rodrigues, professora de Filosofia da UFRJ discute identidade de gênero com público infantojuvenil

São Paulo – A segunda temporada do projeto Aventuras do Pensamento tem início neste sábado, às 11h, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. A primeira palestra do ciclo trata sobre o tema “É menino ou menina? Um debate sobre como nos tornamos o que somos”. A professora de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carla Rodrigues discute com o público infanto-juvenil questões ligadas à identidade de gênero.

Desde antes do nascimento de uma criança, a pergunta ‘menino ou menina’ é um grande definidor do que viremos a ser. O objetivo da palestra é discutir as razões, filosóficas e históricas, de ainda sermos pessoas definidas pelo sexo biológico que carregamos no corpo. Para isso, vamos discutir a diferença entre natureza e cultura e os conceitos de identidade de gênero e de performatividade de gênero”, afirma Carla. 

Até 4 de novembro, Aventuras do Pensamento promove sete encontros mensais entre artistas, intelectuais e filósofos com jovens, especialmente com o público de 10 a 15 anos. Segundo os organizadores, as palestras, feitas em linguagem acessível, têm como objetivo apresentar temas polêmicos voltados a essa faixa etária.

Realizado sempre no primeiro sábado de cada mês (com exceção deste primeiro encontro), às 11h, a segunda temporada do projeto deve trazer nomes como a pesquisadora, mestre em Filosofia Política e feminista Djamila Ribeiro, o antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares e o artista plástico Ernesto Neto. Entre os temas desta edição, estão “O cérebro no comando” (6/5), “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” (3/6), “Violência e invisibilidade (5/8), “Saberes animais” (2/9), “Fazendo arte” (7/10) e “A importância de quebrar o silêncio” (4/11).

Todas as palestras são gratuitas e abertas a todas as idades.

Aventuras do Pensamento
“É menino ou menina? Um debate sobre como nos tornamos o que somos”

Quando: sábado, dia 8, às 11h
Onde: Cinema 2 da Caixa Cultural Rio de Janeiro
Avenida Almirante Barroso, 25, centro, Rio
Quanto: grátis, com retirada de ingresso uma hora antes de cada palestra
Duração: 1h30
Lotação: 80 lugares
Classificação: livre
Mais informações: (21) 3980-3815

Cidadania na Paulista

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Instituto Pólis promovem no domingo (9), às 15h, uma aula aberta na Avenida Paulista. Com o tema “A Cidade de todas as cores”, professores, educadores, estudantes e interessados em geral devem debaterdiversas questões ligadas ao direito à cidade.

Quantas São Paulo diferentes existem? Quais leituras e usos os cidadãos, em sua diversidade, fazem da mesma cidade? Estas são as questões que devem guiar o encontro. A ideia é que os participantes conversem sobre temas como o direito coletivo de acesso a serviços fundamentais, o uso, a ocupação e a participação na transformação dos espaços e processos urbanos, as diferenças do direito à cidade nos diversos extratos sociais, identidade de gênero, orientação sexual, raça etc. Ao final, os participantes poderão visitar as exposições do Masp.

O evento gratuito, realizado no contexto das mostras Avenida Paulista e Agostinho Batista de Freitas, inaugura uma série de atividades do Instituto Pólis para a celebração de seu aniversário de 30 anos.

A Cidade de todas as cores
Quando: domingo, dia 9, às 15h
Onde: em frente ao Masp
Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo
Quanto:
grátis, sem necessidade de inscrição prévia

Com informações das assessorias de imprensa