Na tv e na web

Semana da TVT tem curta premiado e entrevista com Julian Assange

'Pele de Pássaro', prêmio de melhor filme no Festival Curta-Brasília, é atração nesta segunda (16). Na terça,uma conversa exclusiva do criador do WikiLeaks com o escritor Fernando Morais

Divulgação

Curta conta história de Tuane, mãe aos 12 anos, e papel do samba em sua vida

São Paulo – O premiado documentário de curta-metragem Pele de Pássaro (2015, 26 minutos) é um dos destaques na programação da semana da TVT. O filme dirigido por Clara Peltier é o cartaz do EntreTodos que vai ao ar nesta segunda-feira (16), às 20h30. Eleito melhor curta no Festival Rio 2015 e melhor filme no Festival Internacional Curta-Brasília no ano passado, Pele de Pássaro conta a história da passista de carnaval Tuane Rocha, nascida na periferia do Rio de Janeiro e mãe aos 12 anos e o papel do samba em sua vida. Aos 18, Tuane iniciou carreira de sucesso, da periferia à zona sul, de quadras de comunidades a casamentos de classe alta, e conheceu o mundo, e vice-versa.

Ainda nesta segunda-feira, o programa Crônicas de América aborda o tema “Empresas Públicas versus privatização”, sobre a importância da gestão de empresas estratégicas para os países da América Latina. O que aconteceu na última década na Argentina, o caminho que estão tomando essas empresas com o novo governo de Mauricio Macri e como a renegociação de contratos de petróleo no Equador permitiu recuperar a qualidade dos serviços públicos e criar negócios.

Reproduçãonocaute.jpg
Julian Assange e Fernado Morais, no Nocaute

Terça-feira (17), o Panorama faz um resumo das notícias que foram destaque da semana que passou no Seu Jornal, o telejornal que vai ao ar às 19h, de segunda a sábado. Às 21h, em parceria com o blog Nocaute, do escritor e jornalista Fernando Morais, traz entrevista exclusiva com Julian Assange, o criador do WikiLeaks, com destaque para a cumplicidade de autoridades brasileiras no tráfico de informações estratégicas do país para o governo dos Estados Unidos.

Na quarta-feira (18), às 20h30, o Bom para Todos traz o tema da obesidade infantil, problema de saúde pública que já superou em gravidade a desnutrição no Brasil. Pela primeira vez, fala-se em redução da estimativa de vida das crianças por conta do excesso de peso. Pesquisa do IBGE mostra que 32,3% das crianças com menos de 2 anos de idade tomam refrigerantes ou sucos artificiais regularmente. Alimentação inadequada, inatividade física, problemas hormonais, falta de exemplo dos pais estão entre as práticas que fazem com que a Organização Mundial da Saúde alerte especialmente os países emergentes para a necessidade de adoção de políticas de prevenção e reação.

Ainda na quarta, às 22h, o Art É Arte apresenta o sarau A Voz do Povo, em que poetas, escritores, artistas plásticos, compositores e músicos transformam o Bar do Mutcho, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, num grande evento cultural.

Na quinta-feira (19), às 20h30, o Aula Pública traz Maria Amélia Teles, fundadora da Comissão sobre Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, para tratar do assunto gênero e ditadura militar. E às 22h o Melhor e Mais Justo aborda o desafio da desmilitarização. O cientista político Guaracy Mingardi, ex-investigador de polícia e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), e o advogado e deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) discutem quem são os homens escalados para conter a violência e manter a segurança da população; quem são esses trabalhadores com armas e fardas, que por vezes abusam do poder e agem fora da lei – e muitos morrem. 

Na sexta-feira (20), Luz, Câmera e Democracia exibe às 20h30 uma revisão do clássico Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, em forma de animação, produzida pela TV Escola e pela Fundação Joaquim Nabuco.

Reprodução/TVTtalita.jpg
Talita Galli apresenta o ‘Seu Jornal’, que vai ao ar de segunda a sábado, às 19h

As notícias do dia, do Brasil e do Mundo, você acompanha no Seu Jornal, de segunda-feira a sábado, às 19h.

 

Leia também

Últimas notícias