Cinema

‘O Ídolo’ reconstrói a história de um jovem cantor da Faixa de Gaza

Baseado em fatos reais, longa-metragem de Hany Abu-Assad conta a trajetória de Mohammad Assaf, vencedor do 'Arab Idol 2013', que aos 23 anos se tornou símbolo da esperança do povo palestino

Divulgação

Mohammad Assad: ‘Esta é a voz do povo palestino, que apesar de toda opressão, continua a existir e a resistir’

Tudo começou como uma brincadeira de criança: Mohammad Assaf, sua irmã Nour e dois amigos se reuniam para cantar e tocar no bairro onde moravam, na região da Faixa de Gaza, na Palestina. Mas, aos poucos, os instrumentos e microfones improvisados já não eram suficientes e Nour insistia que eles se organizassem para comprar equipamentos de verdade para levar aquele sonho adiante. Apesar de alguns “tropeços” no meio do caminho, as crianças logo saíram das ruas e passaram a se apresentar em festas de casamento, o que evidenciou ainda mais o talento excepcional da voz de Mohammad.

Esta é a história de O Ídolo, do diretor palestino Hany Abu-Assad, que estreia hoje (26) nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O longa-metragem é uma ficção baseada na história real de Mohammad Assaf, um garoto de Gaza que sonha em cantar na Ópera do Cairo para que o mundo ouça sua voz. Com muito sacrifício, ele consegue burlar o bloqueio da fronteira para participar das audições para o Arab Idol, em Cairo, no Egito. Conforme avança para as fases finais da competição do programa de talentos mais famoso da região, ele se vê tendo de confrontar seus próprios medos para realizar seu sonho e, de quebra, levar esperança e felicidade para uma região devastada.

Mohammad enfrentou vários tipos de adversidade antes de ser o vencedor do Arab Idol, em 2013: teve de superar a morte de alguém muito importante, a pobreza, as limitações trazidas pelos conflitos políticos na região, entre outras circunstâncias extremas. Para sobreviver, trabalhou como motorista de táxi, enquanto tentava levar adiante a carreira de cantor profissional. Acontece que seu sonho acabou levando à Palestina um sopro de alegria e esperança que encheu as ruas de Gaza e fez com que aquele povo sofrido esquecesse por alguns momentos a tristeza para vibrar e torcer por Assaf.

Hany Abu-Assad ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com Paradise Now, em 2006,, e teve seu novo longa indicado como candidato da Palestina ao Oscar 2016. “Eu sempre me pergunto por que quero fazer um filme e gastar quase dois anos da minha vida trabalhando duro para completá-lo. No caso de O Ídolo, a resposta era clara e simples: a história desse jovem rapaz, Mohammad Assaf, é uma história tão incrível que até alguém como eu estava mais animado para ele ganhar o Arab Idol do que por mim mesmo, que três semanas antes tinha ganho o Prêmio do Júri da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes. Eu fui flagrado pela câmera no meio de milhares de pessoas reunidas na praça em Nazaré para ouvir o resultado final de Arab Idol; eu estava pulando de empolgação como um menino, e eu não experimentava esse tipo de animação há muito tempo”, lembra o diretor.

Para Abu-Assad, O Ídolo é uma história de luta e de vontade de sobreviver sob circunstâncias extremas. “É uma história de esperança e sucesso de dois irmãos que são capazes de transformar suas desvantagens em vantagens, o impossível no possível, que vieram do nada e superaram todas as expectativas, derrotaram a pobreza, a opressão e a ocupação. Eles têm a habilidade de converter feiura em beleza, o que no final é o poder por trás de toda arte e o combustível para florescer a esperança.”

Ao final, o longa-metragem traz imagens reais de Mohammad se apresentando no Arab Idol e das ruas da Palestina repletas de pessoas festejando, orgulhosas, cada vitória do cantor. É emocionante ver como um sonho individual pode representar a felicidade coletiva pelo simples fato de levar além das fronteiras a voz de um povo oprimido. Assim como o American Idol e o The Voice Brasil, o Arab Idol pode até ser “apenas” um programa de entretenimento. Só que no caso de Assaf, sua participação e sua vitória acabaram levando ao mundo uma poderosa mensagem: “Esta é a voz do povo palestino, que apesar de toda opressão, continua a existir e a resistir.”

O Ídolo
Direção: Hany Abu-Assad
Produção: Ali Jaafar, Amira Diab
Roteiro: Hany Abu-Assad, Sameh Zoabi
Elenco: Ahmed Al Rokh, Hiba Attalah, Kais Attalah
Produtora: Idol Film Production LTD/03 FZ LLC/Cactus World Film
Edição: Eyas Salman
Direção de fotografia: Ehab Assal
Design de produção: Nael Kanj
Trilha original: Habib Shehadeh Hanna
Idioma original: Árabe
Gênero: Drama
País: Palestina
Ano: 2015
Duração: 100 minutos