Contramão

Cidade cinza deve receber exposição de Basquiat, ícone do grafite

Ao mesmo tempo em que o atual prefeito de São Paulo, João Doria, apaga os grafites que colorem a cidade, Masp anuncia mostra com o célebre artista novaiorquino

Jean-Michel Basquiat/Reprodução

Anúncio da exposição de Basquiat se dá na semana em que João Doria cobre as cores dos muros da capital com cinza

São Paulo – Na última semana, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) anunciou que a instituição receberá, em 2018, uma exposição de um dos grafiteiros mais famosos do mundo: o pintor, poeta e músico norte-americano Jean-Michel Basquiat. Ao todo, serão expostas 40 obras, entre pinturas e desenhos que têm como tema personagens e histórias africanas. A mostra ocorre 30 anos após a morte do artista, ocorrida em 1988, pouco antes de completar 28 anos, em decorrência de uma overdose.

No final da década de 1970, Jean-Michel Basquiat começou a fazer grafites em prédios abandonados de Manhattan e passou a ganhar mais notoriedade depois que participou da exposição The Times Square Show, em junho de 1980.

O anúncio da exposição se dá exatamente na semana em que o novo prefeito de São Paulo, João Doria, está cobrindo as cores dos muros da cidade com jatos de tinta cinza, numa cruzada indiscriminada contra pichações e grafites, como parte de um programa que o político chama de “Cidade Linda”.

Apesar de a escolha de Basquiat não ter – aparentemente – relação com as ações desta controversa operação, o anúncio da exposição pode ser entendido como um claro recado à Doria e sua equipe: grafite é arte, e se a manifestação é digna de estar em galerias de museus, ela deve, sim, permanecer nos muros colorindo e dando mais vida e beleza à cidade.

A prefeitura paulistana anunciou que deve criar espaços específicos para grafites e desenhos. Além de deixar a cidade ainda mais cinza e asséptica, a nova gestão começa uma luta sem fim contra grafiteiros e pichadores, como bem anuncia a frase espalhada por vários muros da capital: “Eu picho e você pinta. Vamos ver quem tem mais tinta”.

Assista ao vídeo feito por Barbara Goy, que mostra o resultado da operação São Paulo Cidade Linda na Avenida 23 de Maio, muros que eram ícones do grafite na cidade:

Leia também

Últimas notícias