Grátis

Mostra exibe documentários sobre indivíduos, grupos étnicos e comunidades

'Território Expandido' reúne, de amanhã a sábado, na Unibes Cultural, em São Paulo, 15 filmes de grandes nomes do cinema documental e promove debates, mesas redondas e palestras com diretores

Reprodução

‘Em Jackson Heights’ apresenta um bairro do Queens, onde 167 línguas diferentes podem ser ouvidas nas ruas

O festival Território Expandido, Mostra de Documentários reúne, de terça-feira a sábado (6 a 10), no espaço de convivência Unibes Cultural, em São Paulo, 15 filmes que têm como tema central as relações existentes entre os indivíduos, os grupos étnicos e as comunidades nacionais em diversos períodos da história contemporânea.

Organizado pelo grupo GTDOC, com apoio da SPCine, a mostra que tem curadoria de Henri Arraes Gervaiseau, Paola Prestes e Regina Jehá será aberta amanhã (5) com o longa-metragem Em Jackson Heights, do americano Frederick Wiseman. Ao contrário dos outros filmes, que serão exibidos na Unibes Cultural, a sessão de abertura será realizada no Cine Belas Artes, com entrada gratuita e retirada de ingressos com uma hora de antecedência. A sessão deve contar com a presença dos cineastas Tata Amaral, Marina Person, Beto Brant, Eliane Caffé, entre outros.

No filme ainda inédito no Brasil, Wiseman registra um dos bairros do Queens, em Nova York, distrito cosmopolita onde 167 línguas diferentes podem ser ouvidas nas ruas, com predominância do espanhol. O diretor mostra a força da rede associativa local a partir de cenas captadas em salões de cabeleireiro, cursos de dança, bares gays, sinagoga, igreja, escola corânica, festas e desfiles de rua, bem como em reuniões de associações latinas, judias, muçulmanas e de homossexuais. O diretor também evidencia a ameaça iminente que paira sobre a vida social do bairro com o processo de gentrificação que vem sendo estimulado pela especulação imobiliária.

Outro destaque da programação é o filme Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga, que revela as várias facetas de Antonio Luiz Sampaio, mais conhecido como Antonio Pitanga. O ator que ampliou os territórios de atuação artística de negros e negras no Brasil fala sobre a importância da herança afro-brasileira e de luta pela igualdade social.

O documentário Ori também aborda a questão racial. Nele, a socióloga, cineasta e ensaísta Raquel Gerber investigou durante 11 anos a relação do Brasil com diversos países da África Ocidental e documentou eventos e discussões sobre o movimento negro brasileiro entre 1977 e 1988.

Os Habitantes é o resultado de uma viagem de três meses que o diretor Raymond Depardon fez pela França. De cidade em cidade, ele convidou os habitantes para sentar e conversar sobre temas variados que acabaram compondo um retrato poético da França contemporânea.

A programação traz ainda obras sobre a situação dos índios Guarani-Kaiowá (Martírio, de Vicent Carelli), empoderamento feminino (Gulîstan, Terra de Rosas, de Zaynê Akyol), sobre imigração (O Plantão, de Alice Diop), entre outros. A mostra conta com três mesas de bate-papo com realizadores, críticos e pesquisadores, uma palestra e o lançamento do livro Cinema de Fato – Anotações Sobre Documentário, do jornalista Carlos Alberto Mattos.

“Além das exibições de filmes essenciais para o gênero documentário, nacionais e estrangeiros, muitos deles recentes e ainda inéditos no Brasil, é principalmente um encontro para refletir, debater e compartilhar conhecimento e informações”, afirma a curadora Regina Jehá.

Confira a programação completa no site da Unibes Cultural.

Território Expandido, Mostra de Documentários
Abertura: segunda-feira (5), às 19h, no Caixa Belas Artes – Rua da Consolação, 2.423
Mostra: de 6 a 10 de dezembro, na Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500
Quanto: grátis, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência
Mais informações: http://unibescultural.org.br/cinema/para-todos/gtdoc/389

Leia também

Últimas notícias