Cinema nacional

‘Através da Sombra’, de Walter Lima Jr., mergulha em suspense de época

Baseado no livro britânico 'A Volta do Parafuso', história se passa na década de 1930 em um casarão mal-assombrado de uma fazenda de café no interior do Brasil. Elenco tem Domingos Montagner

Cena do filme

Atuação de Domingos Montagner compõe trama sinistra

Pouco mais de sete anos depois de ter lançado Os Desafinados, o cineasta carioca Walter Lima Jr. volta às telas com um longa-metragem de suspense psicológico: Através da Sombra estreia nesta quinta-feira (10) nas salas de São Paulo e Campinas. Baseado no livro A Volta do Parafuso, um clássico da literatura fantástica do escritor britânico Henry James, o filme conta a história de Laura (Virginia Cavendish), contratada como professora de duas crianças órfãs por Afonso (Domingos Montagner), tio delas.

A trama se passa na década de 1930, em plena crise do café. E é exatamente em uma fazenda cafeeira que vivem a pequena Elisa (Mel Maia) e seu irmão Antonio (Xande Valois). Recatada e solitária, Laura cede ao charme (ou assédio) de Afonso e aceita o convite para se mudar para a longínqua fazenda e cuidar dos dois herdeiros. Quando chega, a professora se depara com o enorme casarão envolvido por uma cortina de fumaça vinda da queima do café (medida tomada pelo governo Vargas para que o preço das sacas voltasse a subir).

O mistério começa quando Antonio, anteriormente enviado para um colégio interno, volta à fazenda e desestabiliza o ambiente até então tranquilo. O desaparecimento da antiga professora, a morte de um violento capataz e as luzes oscilantes do casarão são os primeiros sinais de que há algo errado naquele lugar povoado por trabalhadores negros, provavelmente remanescentes da escravidão. Laura também fica com a impressão de que a governanta Dina, interpretada por Ana Lúcia Torre, parece esconder terríveis segredos da família.

Aos poucos, fica evidente para a professora que Elisa e Antonio estão sob a influência maligna de espíritos hostis que viveram na fazenda, e se empenha em descobrir o que está por trás de todo esse mistério, sem perceber que ela mesma pode estar envolvida numa trama diabólica. O que não se sabe ao certo é se tudo se passa na imaginação de Laura ou se de fato assombrações tomavam a casa.

Depois de 1h40 de filme, o espectador sai da sala de cinema com poucas certezas: uma delas é que a infância nem sempre vem acompanhada apenas de ingenuidade; e a outra é que o diretor ambientou o suspense britânico em uma realidade bem brasileira. “A Inglaterra dos fins do século 19, cujos valores éticos e morais começavam a mostrar-se em conflito com o progresso industrial e as consequentes mudanças de comportamento social, reaparece num cenário onde ainda são visíveis as sequelas da escravidão, da submissão e da crise econômica, o Brasil do início dos anos 1930. O chão arde com o café sendo queimado (para manter seu valor de mercado) e ao mesmo tempo eleva a temperatura de conflitos internos não dimensionados”, afirma Walter Lima Jr.

Através da Sombra
Direção: Walter Lima Jr
Direção de fotografia: Pedro Farkas
Direção de arte: Clovis Bueno
Montagem: Pedro Vinícius
Música original: Lui Coimbra e Marcos Suzano
Desenho de som: Diego Gat
Produção de elenco: Cibele Santa Cruz
Figurino:Valeria Stefani
Maquiagem: Lucila Robirosa
Direção de Produção: Fernanda Polastri
Produtoras: Maria Dulce Saldanha e Virginia Cavendish
Produção executiva: Gisela Camara e Maria Dulce Saldanha
Produção: Cinelândia Produções e Casa Forte Produções
Coprodução: Globo Filmes e Telecine
Distribuição: Europa Filmes