diversidade

‘Frestas do Olhar’ valoriza diferentes tipos de corpo

Produção da Cia. Dança sem Fronteiras estreia amanhã (28) e vai até 27 de novembro, em diversos locais públicos da cidade de São Paulo

Ricardo Teles

“Em meu trabalho celebro as diferenças e não procuro minimizá-las ou disfarçá-las”, diz coreógrafa

São Paulo – O espetáculo de dança “Frestas do Olhar”, da Cia. Dança sem Fronteiras, que reúne bailarinos com e sem deficiência em uma produção que se propõe a valorizar os diferentes tipos de corpo e de movimentos produzidos por eles, estreia amanhã (28), em São Paulo. O espetáculo, dirigido pela bailarina e coreógrafa Fernanda Amaral, vai até 27 de novembro, em diversos locais públicos da cidade, como parques, centros culturais e avenidas.

As coreografias e a dramaturgia da produção foram criadas a partir da individualidade dos bailarinos e de suas variadas formações em dança. A companhia pesquisou as possibilidades dos intérpretes de se mover com o auxílio de tecnologias assistivas, como muletas, andador e cadeira de rodas, tanto para facilitar o movimento como para modificá-lo e criar novas possibilidades na coreografia. Toda a pesquisa da companhia parte do pressuposto de que não existe um tipo certo ou errado de corpo.

“Trabalhamos com e pela diversidade. Em meu trabalho celebro as diferenças e não procuro minimizá-las ou disfarçá-las. No momento estamos promovendo muitas ações pela cidade de São Paulo e o público, sempre convidado, pode ver e experimentar uma verdadeira inclusão”, afirma Fernanda. A produção, fruto de um ano de pesquisa sobre as relações entre o corpo e a cidade, faz parte do projeto “Novas Fronteiras do Olhar”, contemplado pelo 19º edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Além do espetáculo, a companhia realiza uma série de atividades que visam a promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos. Na agenda estão oficinas regulares que ocorrem todo primeiro domingo de cada mês no Centro Cultural São Paulo, ao lado da estação Vergueiro do metrô, na zona sul da cidade. Elas são ministradas por Fernanda Amaral, com participação de toda a companhia, e trabalham a dança e o improviso a partir de um denominador comum entre as sensações, relações, contextos e habilidades específicas de cada pessoa.

No mesmo local ocorrem também oficinas para profissionais e o fórum “Diversidade: Um Direito de Cidadania”. A Cia. Dança sem Fronteiras realiza uma série de atividades educacionais e artísticas em São Paulo, desenvolvendo pesquisa e atraindo novos bailarinos com e sem deficiência. A diversidade é um dos pilares do grupo, formado por intérpretes de diferentes habilidades, formações e idades.

Confira a programação completa:

Espetáculo “Frestas do Olhar”

Quando: 28/9 a 30/9, às 18h e 1/10, às 16h
Onde: Rampa, corredores, área de convivência do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso)

Quando: 23/10, às 16h
Onde: Avenida Paulista

Quando: 28/10, às 12h30; e 29/10, às 13h
Onde: Paço das Artes (Avenida São João, 281, Centro)

Quando: 30/10, às 16h
Onde: Parque Minhocão (Elevado João Goulart)

Quando: 5/11, às 11h e às 15h
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Parque Ibirapuera, Portão 3)

Quando: 20/11, às 15h
Onde: Parque da Luz (Praça da Luz, s/n, Bom Retiro)

Quando: 27/11, às 15h
Onde: Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda)

Outras Atividades
Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso)

Oficina de Dança para Todos
Quando: 6/11 e 4/12, das 14h às 15h30

JAM de Dança para Todos
Quando: 2/10 e 4/12, das 14h às 15h30

Fórum “Diversidade: Um Direito de Cidadania”

Quando: 14/10, das 16h às 20h

Oficinas de Dança e Acessibilidade para Profissionais

Quando: 15 e 16/10, das 14h às 18h

Para mais informações, acesse os sites https://patuadanceability.wordpress.com/ e https://novasfronteirasdoolhar.wordpress.com/, além do canal no Youtube da Cia. Dança sem Fronteiras e também a página do grupo no Facebook.