América Latina

São Paulo recebe festa em comemoração à independência da Bolívia

Evento presente no calendário oficial da prefeitura marca 191 anos de libertação boliviana dos colonizadores espanhóis e conta com comidas típicas, danças e apresentações folclóricas

divulgação/memorialdaamericalatina

Visitantes poderão assistir a apresentações culturais e degustar a culinária típica do país

São Paulo – O Memorial da América Latina, na zona oeste da capital paulista, recebe nos dias 13 e 14 de agosto a Festa de Independência da Bolívia. A expectativa é que o evento reúna cerca de 150 mil pessoas. A festa conta com organização da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB) e está presente no calendário oficial da prefeitura.

A independência da Bolívia foi proclamada em 6 de agosto de 1825, em um movimento liderado pelo político venezuelano Simon Bolívar. O nome do país veio cinco dias após a emancipação, em homenagem ao libertador, que também participou de levantes contra dominadores na Colômbia, Equador, Peru e Panamá, além da própria Venezuela. No Brasil, a comemoração começou a ser realizada no Memorial em 2007.

“O evento está crescendo a cada ano e isso cria uma expectativa positiva para todos os integrantes e público. Não é fácil carregar a responsabilidade de fazer acontecer uma festividade que tem a marca no calendário oficial da cidade”, afirma em nota o presidente da ACFBB, German Poma. A entidade conta com 3.500 integrantes, entre dançarinos e músicos.

A produção do evento é independente e deve utilizar, em média, R$ 750 mil arrecadados dos membros da ACFBB. Os valores são destinados para a importação de produtos típicos e confecção de fantasias. Os visitantes poderão degustar de culinária típica e assistir à apresentação de grupos folclóricos, que se organizam em diferentes “Fraternidades”, e comemorações de devoção à Virgem de Copacabana e Urkupiña.

“Com muito trabalho, ensaios e dedicação de toda a equipe, conseguimos realizar um grande evento, valorizar nossas raízes e apresentar nossa cultura para o povo brasileiro”, disse Poma. Outro ponto de apresentação cultural boliviana no país é a tradicional feira Kantuta, que acontece no bairro do Pari, também em São Paulo. Lá são comercializadas malhas tradicionais, flautas e instrumentos típicos e comidas, como salteñas (empanadas), sopa de maní (amendoim), entre outras, além de uma variedade de batatas pouco conhecidas pelos brasileiros.

Serviço

A Festa de Independência da Bolívia recebe o público nos dias 13 e 14, das 9h às 19h, no Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. A entrada é gratuita. Já a feira Kantuta se realiza todos os domingos das 11h às 19h, na praça Kantuta, no Pari, em São Paulo.