são paulo

Sesc Campo Limpo promove atividades de valorização da cultura nordestina

'Sotaques do Nordeste' reúne neste mês show com Hermeto Pascoal, bate-papos, exibição de filmes, aulas de dança, oficinas, espetáculos teatrais e circenses

Divulgação

Dia 3, às 18h: Quadrilha Junina Tia Bola mostra as mudanças da quadrilha ao longo do tempo

São Paulo – Durante todo o mês de julho, o Sesc Campo Limpo, em São Paulo, apresenta o projeto Sotaques do Nordeste, um conjunto de atividades culturais e educativas voltado à valorização da cultura nordestina. Entre as principais atrações estão o bate-papo com Marcelino Freire, hoje (1º), às 19h30, e o show do compositor, arranjador e multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, no dia 30. Com o tema Que sotaque é esse, o escritor pernambucano discute com a jornalista Maíra Azevedo sobre a diversidade presente em sua região de origem.

Amanhã (2), o espetáculo circense infantil Acuda Benedito narra com linguagem de mamulengo a história de Benedito, que nasceu em um galinheiro e foi morar na cidade. A companhia Abbacircus faz uma espécie de crônica sobre o mundo globalizado e alia tradição e contemporaneidade. A peça também será apresentada no domingo (3) e nos dias 30 e 31.

Neste domingo também, às 18h, haverá a Quadrilha Junina Tia Bola, do grupo homônimo formado por 40 integrantes. Com o tema Do velho ao novo São João o que não falta é amor e emoção, a apresentação mostra que o estilo das quadrilhas vem mudando ao longo do tempo, sem nunca deixar de lado a alegria e a emoção típicas desta manifestação popular que se espalhou por todo o Brasil.

Na terça-feira (5), o evento exibe o longa-metragem Ó Paí, Ó, de Monique Gardenberg. O filme que traz Lázaro Ramos no papel principal retrata a vida dos moradores de um cortiço no Pelourinho no dia de carnaval. No dia 19, é a vez de A Luneta do Tempo, dirigido pelo cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, sobre a disputa entre o filho de Antero Tenente e seu eterno inimigo, Lampião.

A programação de cinema também traz o documentário Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas, que será apresentado no dia 26. O filme recria o universo mítico do nordestino, uma epopeia de um homem simples, um vaqueiro que vai trabalhar na construção de Brasília. Todas projeções são no espaço de cinema do Sesc, a partir das 20h, com entrada grátis.

Outro destaque da programação é o show de Maciel Salú, que apresenta o álbum Baile da Rabeca, no dia 23, às 20h. Integrante da Orquestra Contemporânea de Olinda, Maciel é filho do Mestre Salustiano e neto de João Salustiano e cresceu em contato com o maracatu, a ciranda, o coco e o forró. No dia 31, às 18h, o Duo Odara encerra a programação musical com músicas tradicionais do Nordeste.

Uma das principais atrações teatrais é a peça infantil A Menina, o Príncipe e a Noite, da Cia. Caixa de Fuxico, que terá apresentações nos dias 23 e 24, às 17h. O espetáculo conta, por meio de bonecos, a história de três irmãs costureiras que empobrecem depois da morte do pai e precisam deixar sua cidade natal.

Sotaques do Nordeste traz também espetáculos de Bumba Meu Boi, aulas de abertas de dança, oficinas de artes manuais com matérias-primas tradicionais, curso de renda, oficinas de brinquedos, apresentações de repentistas, entre outras atividades que contemplam a diversidade nordestina. Confira a programação completa no site do Sesc.

Sotaques Nordestinos
Quando: até 31 de julho
De terça a sábado, das 13h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h
Onde: Sesc Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo
Quanto: grátis
Programação completa: no site do Sesc
Mais informações: (11) 5510-2700

Leia também

Últimas notícias