Literatura

Livros infantis trazem histórias que celebram a diversidade

'Monstro Rosa' e 'Pássaro Amarelo' tratam sobre seres que aprendem a aceitar os outros como eles são. Lançamento, neste sábado, traz contação de histórias com o tema 'Por que todo mundo nasce diferente?'

Olga de Dios/Divulgação

‘Monstro Rosa’ faz com que as crianças reflitam sobre os males causados pelo preconceito e pela intimidação

“Antes de nascer, eles já eram diferentes”. Assim começam Monstro Rosa e Pássaro Amarelo, dois livros infantis da autora espanhola Olga de Dios que serão lançados neste sábado (23), a partir das 11h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Kiara Terra fará uma sessão especial de contação de histórias baseadas nos dois livros e em As Mulheres e os Homens e O que São Classes Sociais, todos da Coleção Boitatá, selo infantil da Boitempo Editorial. A intenção é promover entre as crianças uma reflexão sobre a diversidade.

Os lançamentos tratam, de forma lúdica, sobre a importância de aceitar as diferenças sem preconceito nem discriminação. Voltados para crianças a partir de cinco anos, os livros têm linguagem fácil e ilustrações coloridas feitas pela própria autora.

Monstro Rosa conta a história de uma grande criatura que nasceu em um lugar onde todos os outros eram brancos e pequenos. Apesar de rir de tudo, ele se sentia incompreendido e rejeitado. Lá, tudo era branco – as casas, as árvores, as nuvens – e nada parecia se encaixar ao jeito desengonçado do bicho de pêlo cor-de-rosa. Por isso, ele decidiu ir em busca de um lugar onde ele fosse aceito exatamente da forma que veio ao mundo. Pelo caminho, ele acabou fazendo muitos amigos, todos diferentes entre si, vivendo em plena harmonia.

Trata-se de uma história sobre como as diferenças podem unir as pessoas e fazer com que elas sejam mais felizes. Sem ser didático nem chato, o livro pode servir como uma ferramenta fazer as crianças pensarem sobre os males causados pelo preconceito, pela intimidação e pela gordofobia.

Pássaro Amarelotambém nasceu de um ovo que não era igual aos outros ovos. Muito inteligente, ele se destacou pela habilidade de consertar e criar os mais diversos tipos de objetos. Seu problema nasce quando seus amigos começaram a voar e a mandar cartões postais dos lugares mais incríveis do mundo. E ele, cujas asas pequeninas não permitiam que levantasse voo, ficou frustrado por não poder viver todas aquelas aventuras. Até que um dia, Téo, o macaco carteiro, ajudou o passarinho triste a construir uma máquina que o levaria aos quatro cantos do mundo.

A liberdade era doce e ele decidiu que todos deveriam ter a possibilidade de voar, mesmo os pinguins, os ursos e os outros animais sem asa. O conto faz pensar sobre a importância de dividir o conhecimento, sobre o preconceito contra os que têm algum tipo de deficiência física e a superação de limites.

A autora Olga de Dios escreveu Pássaro Amarelo e o dedicou a todas as pessoas que compartilham livremente o seu conhecimento e é por isso que o publicou sob a licença Creative Commons, que permite recriar a história a partir de seus personagens, desde que sem fins lucrativos.

Manhã de atividades: Por que todo mundo nasce diferente?
Quando: sábado, 23 de julho, às 11h
Onde: Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Teatro
Avenida Paulista, 2073, Cerqueira César, São Paulo (SP)
Quanto: Grátis

Fichas técnicas
Monstro RosaMonstro Rosa
Título original:Monstruo Rosa
Texto e ilustrações: Olga de Dios
Tradução: Thaisa Burani
Páginas: 40
Preço: R$ 39,00
Coleção: Boitatá, da Editora Boitempo
Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

Pássaro AmareloPássaro Amarelo
Título original:
Pajaro Amarillo
Texto e ilustrações: Olga de Dios
Tradução: Thaisa Burani
Páginas: 40
Preço: R$ 39,00
Coleção: Boitatá, da Editora Boitempo
Faixa etária indicada: a partir de 5 anos

 

 

 

Leia também

Últimas notícias