um outro olhar

Mostra de cinema no Rio reúne filmes produzidos por mulheres negras

Exposição reúne obras nacionais e internacionais que abordam temas como racismo, homofobia, religião e artes

Divulgação

Mostra pretende ampliar a divulgação do cinema negro

São Paulo – Promovida pelo Centro Afrocarioca de Cinema, começou ontem (31), no Rio de Janeiro, a mostra Viva o Cinema, que contempla os olhares femininos no cinema negro. A exposição reúne filmes nacionais e internacionais que abordam homofobia, racismo, religião e artes.

Em entrevista à repórter Ana Ribeiro, da TVT, a diretora da mostra, Biza Vianna, afirma que a intenção é ampliar a divulgação do cinema negro. “Nós reunimos exibir o olhar feminino para mostrar que a mulher negra também sabe fazer cinema.”

“É a vez da gente chegar e dizer ‘oi, eu tô aqui e também tenho voz’, e isso tem quer espalhado pelo mundo”, complementa Clarisse Miranda, produtora e participante do evento.

Leia também na Revista do Brasil

No momento do país que vive retrocessos de direitos, sobretudo de mulheres e negros, o encontra ganha outros significados, explica Biza. “Hoje, nós deveríamos fazer nosso nono encontro em diversos lugares da cidade e com pessoas internacionais, como fazíamos há oito anos. Mas, não vamos conseguir, por conta desse golpe que estamos vivendo.”

O evento vai até amanhã (2), na rua Joaquim Silva, 40, na Lapa. A entrada é franca.

Assista: