Literatura

Caminhadas celebram obras de Drummond e Guimarães Rosa

No próximo domingo, evento em Paraisópolis (MG) lembrará duas obras do poeta

reprodução/facebook

Caminhada Poética de Paraisópolis, na manhã próximo domingo (3), está em sua sexta edição

São Paulo – Caminhadas literárias neste mês de julho, em Minas Gerais, celebram as obras dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, nascidos em Itabira e Cordisburgo, respectivamente. No segundo caso, ocorre a 28ª edição da Semana Roseana, com diversas atividades entre os dias 11 e 16. No primeiro, o evento Tinha um Drummond no meio do Caminho será realizado no próximo domingo (3), na cidade de Paraisópolis, sul mineiro.

A sexta Caminhada Poética de Paraisópolis compreende um trajeto com a duração de aproximadamente três horas, na manhã do domingo. Durante a atividade, o Grupo de Teatro Toque de Arte apresenta dois livros de Drummond, Novos Poemas (1948) e Claro Enigma (1951). O organizador é o professor aposentado José Antonio Braga Barros, que se inspirou justamente na Semana Roseana.

Em Claro Enigma está, por exemplo, o poema Máquina do Mundo: “A máquina do mundo se entreabriu/ para quem de a romper já se esquivava/ e só de o ter pensado se carpia”. Nascido em 1902, Drummond publicou o seu primeiro livro, Alguma Poesia, em 1930. Ele morreu em 1987.

Em Cordisburgo, a Semana Roseana começa com missa e narração de textos de Guimarães. Ao longo da programação, outros textos serão narrados, inclusive pelo Grupo Miguilins, formado por crianças e adolescentes. Haverá ainda exposições, saraus, palestras, feira gastronômica, apresentação teatral, exibição de documentário e caminhadas urbana e eco-literária, esta com o tema Os Amores de Riobaldo – Grande Sertão: Veredas. Provavelmente o mais conhecido do autor, o livro Grande Sertão: Veredas está completando 60 anos e é o tema do evento.

Guimarães Rosa nasceu em 1908 e morreu em 1967, três dias depois de assumir seu posto na Academia Brasileira de Letras. Havia sido eleito quatro anos antes, mas relutava em tomar posse.

Leia mais: Onde vive o sertão