Cinemateca

Incêndio queimou mil rolos de filme, a maioria com cópia

Segundo a instituição, a 'grande maioria' estava conservada em outras mídias e/ou suportes. Apenas 0,4% do acervo foi destruído. As coleções, com cerca de 250 mil rolos de filmes, não foram atingidas

wikicommons/cc

Incêndio atingiu um dos quatro depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose

São Paulo – O incêndio ocorrido na madrugada de hoje (3) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, queimou aproximadamente mil rolos de filmes, mas, segundo a instituição, a maior parte tinha cópias. “Desse total, a grande maioria está conservada em outras mídias/suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias”, informa, em nota. “Pouco menos” de 0,4% do acervo foi destruído.

De acordo com a Cinemateca, o incêndio atingiu um dos quatro depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose, “característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950″. O Corpo de Bombeiros foi chamado às 5h30, e às 6h20 o fogo estava controlado.

“A estrutura criada especificamente para acomodar o acervo de filmes no suporte de nitrato não tem rede elétrica (para evitar riscos de curto-circuito) e as paredes não são conectadas com o teto para evitar propagação do fogo. Nesse sentido, a construção se mostrou eficiente para sua finalidade, uma vez que o fogo não atingiu nenhuma outra câmara do depósito. O nitrato de celulose é um material, que pela sua composição físico-química, pode entrar em combustão espontânea, dependendo da temperatura no ambiente”, afirma a Cinemateca. Agora, os bombeiros farão perícia para tentar determinar a causa do incêndio.

“O arquivo de matrizes audiovisuais, filmes de depósito legal, e todas as coleções da instituição com cerca de 250 mil rolos de filmes não foram afetados, e seguem com suas câmaras intactas. O incêndio destruiu pouco menos de 0,4% do total do acervo”, acrescenta a instituição. “As áreas de acesso público da Cinemateca e todo o seu acervo não-fílmico, composto por aproximadamente 1 milhão de documentos e objetos, estão distantes do acervo de nitrato e não apresentam nenhum risco.”