Aniversário de SP

Caminhada em SP percorrerá locais marcantes no movimento de mulheres

A caminhada sairá da Praça do Ciclista, na avenida Paulista, às 14h do próximo domingo (24) e contará com 10 paradas onde serão lembradas mulheres importantes na história da cidade

Audálio Dantas

Paradas lembram mulheres importantes na história da cidade, como Maria Carolina de Jesus

São Paulo – A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o coletivo Minas Programam, que ensina técnicas de programação e tecnologia para mulheres, organizam uma caminhada gratuita no aniversário de São Paulo, que percorrerá locais importantes para o movimento de mulheres, relembrando personagens femininas que ajudaram a construir a cidade, das mais famosas às anônimas. O evento será encerrado com participação de grafiteiras, que vão pintar telas simbólicas sobre a luta das mulheres.

A caminhada, chamada Minas Programam SP, sairá da Praça do Ciclista, na avenida Paulista, às 14h do próximo domingo (24). O trajeto contará com 10 paradas em lugares emblemáticos da avenida e em cada um deles serão lembradas mulheres importantes na história da cidade, entre elas as modernistas Patrícia Galvão, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti e personagens importantes da historia negra, como Maria Carolina de Jesus.

“Vamos falar de muitas mulheres que contribuíram para transformar São Paulo na cidade que ela é hoje”, conta a diretora de alternativa de renda da secretaria, Elis Ferranti, em entrevista à Rádio Brasil Atual. “Hoje temos muitas mulheres em muitos espaços de poder, mas ao mesmo tempo temos ainda muitas mulheres marginalizadas, que precisam ser reconhecidas. Queremos também chamar a atenção das mulheres da cidade para que gente tenha esses exemplos e se espelhe nelas para construir uma cidade melhor.”

No evento aberto na fanpage da prefeitura na rede social Facebook, o convite explica: “Em cada para do trajeto os participantes uma das “minas” falará sobre o local e sobre algumas mulheres que participaram ou participam da história da cidade: artistas, políticas, feministas, cientistas, lideranças negras e indígenas, imigrantes, entre outras. No vão livre do Masp, por exemplo, o destaque será para as modernistas; já à frente do Edifício Gazeta, para as mulheres da comunicação e tecnologia. O encerramento terá a participação das grafiteiras do coletivo Filhas da Rua. Não é necessária inscrição. Basta comparecer para fazer parte dessa caminhada inusitada e com muita conversa e debate.”

A programação da prefeitura para o aniversário de São Paulo está sendo organizada por diversas secretarias, dos dias 23, 24 e 25. Confira a programação completa aqui. Pelo Twitter, acompanhe pela hashtag #MinasProgramamSP