Respeito

Paula Lima lança clipe de música inspirada na campanha Chega de Fiu Fiu

Composta por Pretinho da Serrinha, Gabriel Moura e Leandro Fab, letra critica abordagem desrespeitosa e assédio contra mulheres

Reprodução

Letra reforça que mulheres devem ser respeitadas: não aos assovios, comentários obscenos e toques indesejáveis

São Paulo – No início de dezembro, a cantora e compositora paulista Paula Lima divulgou nas plataformas de streaming o single Fiu Fiu, que, com letra bem-humorada, encoraja os homens a ter respeito pelas mulheres na hora da conquista. Esta semana, ela lançou o videoclipe da canção, filmado em um estúdio de tatuagem em São Paulo e dirigido por Kako Alves.

Cheia de suingue, a música foi inspirada na ação Chega de Fiu Fiu, uma campanha contra o assédio sexual em espaços públicos lançada em julho de 2013 pelo coletivo Think Olga.

A ideia – da campanha e da música – é promover a conscientização de que as mulheres devem ser respeitadas e que comentários obscenos, olhares intimidadores e toques indesejáveis são inaceitáveis.

Composta por Pretinho da Serrinha, Gabriel Moura e Leandro Fab para a voz de Paula Lima, a letra afirma: “Tá agindo errado, man, fica vacilando à toa. Se chegar mandando bem, a gente fica numa boa (…) Se o batom é forte, se eu tenho porte, se eu tenho dote, se eu uso short, se comporte, isso não é com você! Mas se chegar com jeito, falando direito, mantendo o respeito, sobe no conceito. Tá perfeito: a gente pode se entender”.

“Escolhi levar o suingue de Fiu Fiu para um estúdio de tatuagem e barbearia por ser um ambiente bem urbano, descolado, bacana e masculino. Isso vai de encontro à letra por falar sobre a mulher e os hábitos de alguns homens na hora da conquista”, declarou a cantora por meio de sua assessoria.

Um comentário publicado nesta quarta-feira (13) no canal de Paula Lima no YouTube chamava a atenção para a importância de os homens entenderem a diferença entre “cantada” e assédio: “Todos os homens deveriam escutar a letra dessa música. Aí, eles saberão a diferença de cantada para assédio. Quem sabe assim eu saio mais de casa, sem medo de sofrer um estupro e/ou me sentir constrangida por andar na rua”, afirmou a internauta Eduarda Silva.

Leia também

Últimas notícias