Literatura juvenil

Em novo conto de fadas, princesa é acordada com beijo de uma rainha

'A Bela e a Adormecida', do inglês Neil Gaiman, é uma releitura contemporânea que mistura dois contos famosos. A diferença é que desta vez, o herói não é um homem

Chris Riddell/Divulgação

Neil Gaiman: ‘Eu não tenho muita paciência para histórias em que mulheres são salvas por homens’

Era uma vez uma rainha que estava preparando os detalhes finais de seu casamento quando três anões lhe anunciaram que uma maldição assolava a cada dia uma nova cidade e fazia com que todos, humanos e animais, dormissem para sempre. Como poderia a rainha se casar sabendo que o mundo todo cairia em um sono eterno? Ela decidiu deixar seu belo vestido de lado, munir-se de armadura e espada e partir para uma viagem cheia de aventuras para combater um mal de origem desconhecida. “Ela mandou buscar o noivo, pediu-lhe que não fizesse cena; disse que ainda se casariam, mesmo ele sendo apenas um príncipe, e ela, uma rainha, e fez cócegas no belo queixo dele, e beijou-o até que ele abrisse um sorriso.”

Esta é a história de A Bela e a Adormecida (Editora Rocco, 70 págs.), do escritor inglês Neil Gaiman. Neste conto de fadas contemporâneo, as protagonistas são mulheres e não é um príncipe encantado que vai salvar a adormecida de seu sono profundo. O autor declarou ao jornal britânico The Telegraph: “Você não precisa de príncipe para salvá-la. Eu não tenho muita paciência para histórias em que mulheres são salvas por homens”.

Mas nem tudo é o que parece na história de Gaiman: a princesa que a rainha vai salvar não é exatamente quem parece ser. Apesar de a ilustração principal mostrar a rainha beijando a princesa, também não se trata de uma história com viés homoafetivo.

Lançado no Brasil no final de 2015, o livro marca um ano em que a discussão sobre gênero foi intensa e produtiva. O que A Bela e a Adormecida faz é desconstruir os “tradicionais” (e ultrapassados) papéis de mulheres e de homens dos contos de fada. E tudo isso com uma história cativante e encantadora, que mantém leitores os presos na trama do início ao fim.

O livro voltado para jovens tem edição em capa dura, sobrecapa em papel transparente e as ilustrações do miolo são feitas pelo famoso artista inglês Chris Riddell, cartunista político do jornal The Observer. As imagens, em preto e branco acompanhadas de pantone dourado, guiam o leitor por reinos e florestas encantadas, repletas de sonâmbulos e teias de aranha.

Não é por acaso que a obraficou em primeiro lugar na cobiçada lista dos livros mais vendidos do jornal americano The New York Times. Forma e conteúdo têm qualidades indiscutíveis. Só não vale esperar pelo tradicional “E viveram felizes para sempre”. Imprevisível, o final do livro é bem melhor que isso. O autor deixa claro que a rainha tem a coragem e a determinação para decidir seu próprio futuro.

A Bela e a Adormecida
Autor: Neil Gaiman
Ilustrações: Chris Riddell
Tradução: Renata Pettengil
ISBN: 978-85-7980-249-2
Formato: 20cm x 27cm
Páginas: 70
Preço: R$ 49,50
Editora: Rocco Jovens Leitores

Leia também

Últimas notícias