Boitatá

Editora lança livros que explicam política para crianças

Selo infantil da Boitempo Editorial quer suscitar interesse dos pequenos por questões sociais e políticas

reprodução/Boitempo

Trecho do livro ‘A ditadura é assim’, publicado pela Boitatá, novo selo infantil da Boitempo

São Paulo – A Boitempo Editorial, tradicional divulgadora de obras de ciências sociais e política, lança o selo Boitatá, voltado para o público infantil. Responsável pelo novo selo, Thaisa Burani, em entrevista à Rádio Brasil Atual, conta que o intuito é suscitar o interesse infantil para esses temas, ainda mais no atual contexto de ebulição política vivido pelo país.

“A criança vê na TV, na internet, que vai ter impeachment, que fizeram manifestação, elas querem saber o que é, o que é corrupção, e os professores não material de apoio para trabalhar em sala de aula”, afirma a editora do Boitatá.

O selo dá inicio às publicações com os títulos A democracia pode ser assim e A ditadura é assim. “São livros paradidáticos, que trazem conceitos importantes para a criança entender sobre questões sociais, políticas”, diz Thaisa. Segundo ela, as obras procuram explicar os temas por meio de analogias com o universo infantil. A primeira frase de A democracia pode ser assim, conta a editora, diz: “A democracia é como um recreio. A gente pode brincar de tudo, só que como toda brincadeira e todo jogo, tem regras”.

Thaisa afirma que as crianças podem ler sozinhas, mas o ideal é que sejam acompanhadas pelos pais, por educadores. Ela conta que as obras propositadamente vão provocar úvidas, e a criança vai ficar curiosa e querer entender mais, daí a necessidade de um interlocutor, para que também possam desenvolver as atividades sugeridas ao fim dos livros.

O lançamento do selo Boitatá ocorre neste sábado (16), na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, zona oeste de São Paulo), a partir das 16h, com atividades infantis, música e contação de histórias com Kiara Terra.

Ouça a entrevista completa: