Cinema

Sexo, drogas e skate: ‘O Cheiro da Gente’ faz análise chocante da juventude

Do mesmo diretor de 'Kids', longa-metragem de ficção acompanha seis jovens parisienses e retrata a inconsequência, o egoísmo e a solidão desta nova geração

Divulgação

Math (Lukas Ionesco) é o protagonista de ‘O Cheiro da Gente’

Vinte anos depois de lançar o polêmico filme Kids, o fotógrafo e diretor americano Larry Clark atravessou o oceano e desembarcou no Velho Mundo para filmar, desta vez, a juventude parisiense. O Cheiro da Gente (The Smell of Us, no título original) estreia nesta quinta-feira (3) nos cinemas brasileiros.

Do alto de seus 72 anos, Clark não perdeu o interesse pelo desregrado universo jovem com o qual entrou no mundo das artes. Ele atraiu a atenção dos produtores artísticos ao expor em suas fotografias o universo que conheceu como adolescente: os subúrbios movidos por anfetaminas e sexo, transformados em matéria-prima de seu cinema nos filmes Kids (1994), indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1995, Bully – Juventude Violenta (2001), Ken Park (2002) e Marfa Girl (2012).

Se, na década de 1990, a história ultrarrealista de jovens autodestrutivos que se deixam consumir pelas drogas e sexo sem proteção já chocou parte da sociedade, Clark volta agora com a mesma receita cheia de violência. Desta vez, os adolescentes se encontram entre o Museu de Arte Moderna e o Palácio de Tóquio, em Paris, onde bebem, se drogam, transam em público e “batem” carteiras ao ar livre e sob o permanente registro de seus telefones inteligentes.

A câmera indiscreta de Clark também acompanha os garotos nas festas malucas e nas noites de sexo nas quais os garotos vendem seus corpos à velhos e velhas pervertidos. Nada no filme é delicado ou pensado para preservar de alguma maneira aqueles corpos tão jovens: as cenas de sexo explícito não são raras – muito menos excitantes. A impressão que se tem é que tudo naquele universo é vazio e solitário, até (ou especialmente) as relações familiares.

A cena que abre o filme já prepara o espectador para a angústia que vai acompanhá-lo durante os 88 minutos. Em seus skates, os jovens fazem manobras ao redor de um morador de rua, Rockstar (interpretado pelo próprio Larry Clark), passam por cima e esbarram naquele corpo largado e consumido pelo álcool. É esta a sensação que se mantém durante todo longa-metragem: nada e ninguém importa para aqueles garotos, nem eles mesmos. Além da próxima dose, tudo o que parecem querer é esquecer.

O Cheiro da Gente
Direção: Larry Clark
Elenco:Lukas Ionesco, Diane Rouxel, Theo Cholbi, Hugo Behar-Thinieres, Rayan Ben Yaiche, Adrien Binh Doan, Maxime Terin, Larry Clark, Michael Pitt
Roteiro: Mathieu “Scribe” Landais, Larry Clark
Fotografia: Helene Louvart
Montagem: Marion Monnier
Distribuição: Zeta Filmes