Grafite

Projeto São Mateus em Movimento faz das ruas galeria arte

Movimento de grafiteiros transforma muros e paredes de casas e promove ao mesmo tempo beleza e reflexão sobre identidade de bairro da zona leste de São Paulo

Reprodução/Seu Jornal/TVT

Negotinho, cores e personagens: no princípio alguns não queriam; depois disseram que que até valoriza suas casas

São Paulo – Como o ativismo cultural pode transformar ruas de um bairro periférico da capital paulista em “galerias de arte”? Uma reportagem da TV Brasil, exibida pelo Seu Jornal, da TVT, foi até o bairro de São Mateus conferir. Um dos responsáveis pelo projeto São Mateus em Movimento, Fernando Rodrigo de Carvalho, o Negotinho, conta que o processo causou alguma apreensão no início mas depois contagiou os moradores. “Teve gente que não queria saber de grafite, mas depois elogiou, quis fazer e diz até que a casa valorizou depois do grafite.”

O projeto foi desenvolvido em parceria com o coletivo Opni (Objetos Pichadores Não Identificados). Um dos integrantes do grupo, Carlos Moreira dos Santos, o Toddy, observa que o trabalho ajuda na reflexão sobre a identidade do bairro, onde predomina a população negra e nordestina: “As pessoas muitas vezes perguntam por que só tem negros. A gente responde com outra pergunta: se fosse só brancos vocês questionariam?”

Assista à reportagem.

Leia também

Últimas notícias