RAP

Novo clipe do grupo Inquérito revisita o período da escravidão

Dirigido por Levi Vatavuk, vídeo de 'Eu Só Peço a Deus' será lançado em festa no Cine Olido, no Centro de São Paulo, nesta sexta-feira (27), com show e bate-papo

Divulgação

Clipe parece resgatar atrocidades da escravidão para relembrar os efeitos nefastos que trouxe para a sociedade

Pouco mais de um ano depois de apresentar ao público o disco Corpo e Alma, o grupo de rap Inquérito lança o clipe da música Eu Só Peço a Deus, que compõe o álbum. A festa de lançamento será nesta sexta-feira (27), no Cine Olido, centro de São Paulo, com entrada gratuita. Após a exibição do vídeo, será realizado um bate-papo com os realizadores e pocket show do Inquérito.

O clipe dirigido por Levi Vatavuk se passa durante o período da escravidão e apresenta a fuga de um escravo, a luta dos escravizados pela sobrevivência e a violência e as humilhações a que eles eram submetidos. O filme se passa em 1850, em Minas Gerais, mas parece resgatar essas atrocidades para relembrar seus efeitos nefastos na atual sociedade brasileira.

“Não conta com a gente pra assinar seu jornal/ Vocês descobriram o Brasil, né/ Conta outra, Cabral/ É um país cordial, carnaval, tudo igual/ Preconceito racial mais profundo que o pré-sal/ Tira os pobre do centro, faz um cartão postal/ É o governo trampando, Photoshop social/ Bandeirantes, Anhanguera, Raposo, Castelo/ São heróis ou algoz?/Vai ver o que eles fizeram/ Botar o nome desses cara nas estrada é cruel/ É o mesmo que Rodovia Hitler em Israel”, diz a letra da música Eu Só Peço a Deus.

Confira o teaser do clipe:

Corpo, alma e crítica social

O disco lançado em outubro de 2014 tem participação de Arnaldo Antunes e do rapper Emicida, também produtor executivo, além de KL Djay, Rael, Ellen Oléria e Alexandra Carlo. O álbum também traz uma emocionante homenagem à poetisa Carolina Maria de Jesus (Rosa do Morro) e a Martin Luther King (Sonhos), duas figuras marcantes que combateram o preconceito racial.

Este álbummarcou os 15 anos do grupo Inquérito, conhecido por fazer música com propósito de transformação e interferência social. O líder Renan é MC, compositor, professor e dá oficinas de Literatura com letras de rap em escolas e unidades da Fundação Casa.

O disco pode ser comprado (R$ 9,99) ou baixado de graça diretamente do site do artista.

Lançamento do clipe Eu Só Peço a Deus
Quando: sexta-feira, 27 de novembro, às 18h30
Onde: Cine Olido
Avenida São João, 473, centro, São Paulo
Quanto: gratuito
Informações:www.grupoinquerito.com.br