Cinema

São Paulo sedia Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

Mostra exibe mais de 100 curtas-metragens nacionais e internacionais nos dias 1º e 2 de outubro, no Cine Caixa Belas Artes. Um dos destaques é uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna

Divulgação/Festival Curtíssimos

‘Suassuna – A Peleja do Sonho com a Injustiça’ apresenta o universo literário e político do escritor nordestino

Criado em 1998, na França, o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos chega à sua oitava edição no Brasil. Depois de passar por Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, a caravana aterrissa em São Paulo nesta quinta e sexta-feira (1º e 2). O Cine Caixa Belas Artes exibe 103 produções nacionais e internacionais de até três minutos. Até o final de outubro, a mostra deve chegar também a Belo Horizonte (14 e 15) e a Salvador (19 e 20).

Em 2015, já foram realizadas edições simultâneas do festival em mais de 100 cidades pelo mundo, todas com dois dias de programação. No Brasil, os filmes foram divididos a partir das seguintes temáticas: animação, seleção internacional, seleção nacional, musical, destaques do Brasil e destaques de outros países.

Em São Paulo, a programação reúne filmes de animação, documentários e ficções. Nesta quinta-feira (1º), estarão em cartaz a Mostra Animação Internacional, com 25 produções inéditas; a Mostra Competitiva Internacional; e a Mostra Competitiva Nacional. Na sexta-feira (2), serão apresentadas a Mostra Music’n Dance, com obras que mesclam música, dança e vídeo; a Mostra Internacional Best Of, com filmes premiadas pelo júri popular em diferentes cidades do mundo nos últimos oito anos do festival; e a Mostra Competitiva Nacional.

Um dos destaques da programação é a homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014). A animação Suassuna – A Peleja do Sonho com a Injustiça, dirigido por Filipe Gontijo, é embalada por rimas de cordel. O curta apresenta o universo literário e o posicionamento político do autor de Auto da Compadecida. Feito todo feito em versos, o filme é narrado por Lirinha, ex-integrante da banda Cordel do Fogo Encantado, e tem música com letra feita pelo próprio Ariano.

Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
Quando:
dia 1º e 2 de outubro, a partir das 18h30
Onde: Cine Caixa Belas Artes
Rua da Consolação, 2423, São Paulo (SP)
Quanto: R$ 6 (meia entrada) e R$ 12
Mais informações: www.filmescurtissimos.com.br

Leia também

Últimas notícias