em outubro

Projeto ‘Das Ruas pro CEU’ integra luta para levar o hip-hop às escolas

Evento abordará a inclusão da cultura hip-hop das periferias na grade escolar da educação nacional; programação musical destaca show do grupo Doctor MC’s

Divulgação

Evento busca ampliar debate sobre cultura na grade escolar da educação nacional

São Paulo – A prefeitura de São Paulo prepara ‘Das Ruas Pro CEU’, no CEU Sapopemba, zona leste da capital, que no domingo (4) reunirá os quatro elementos da cultura hip-hop – MC, DJ, Graffiti e Break Dance num único projeto. De acordo com nota da subprefeitura, o festival objetiva estimular o debate sobre a inclusão da cultura hip-hop na grade escolar da educação nacional, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os organizadores argumentam com base na Lei 10.639, que torna a “História da África” e “História e Cultura Afro-brasileira” obrigatórias na educação fundamental e no ensino médio. “O hip-hop pode partir de suas raízes africanas, ser uma ponte entre a escola e o continente negro, e uma possível chave de interpretação da cultura da periferia”, diz o comunicado.

O evento está sendo produzido em parceria da Subprefeitura com  o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), e o Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (CDHS) e vai reunir vários artistas locais. Além de 25 grafiteiros, a parte musical terá apresentações de Armamentes, Monarkas, Subzero e Doctor MC’s, todos prometendo ‘agitar a galera com o rap da periferia’. Rampas e obstáculos serão montados para skatistas. O Das Ruas Pro CEU ainda terá competições de streetball, além de batalha de B. Boys e B. Girls.

O CEU Sapopemba fica na Rua Manuel Quirino De Mattos, s/nº. O Das Ruas Pro CEU tem início previsto para as 10h.

Leia também

Últimas notícias